Foi realizado em Picos nesta sexta-feira (08) o I Fórum Macrorregional de Expansão do Ensino Médico da UFPI. O evento teve como objetivo divulgar o processo de implantação do curso de Medicina na cidade.
No Estado do Piauí foram selecionados os municípios de Picos e Parnaíba no processo de Expansão do Ensino Médico da Universidade Federal do Piauí. Em Picos o processo de implantação do curso de medicina foi divulgado nesta manhã em um fórum que reuniu representantes do setor de saúde da região e do Estado.
Durante o fórum foi discutido ainda a capacidade dos serviços de saúde na macrorregião de Picos que serviram como extensão do curso. Segundo Mirócles Veras, secretário de saúde do Estado, o Hospital Regional e a Policlínica serão um dos locais usados pelos estudantes de medicina.
Dr. Arimatéia Dantas Lopes, Reitor UFPI, disse que em Parnaíba a aula inaugural do curso de Medicina acontece já no próximo dia 19. Foram ofertadas 80 vagas, 40 por semestre. Em Picos a previsão de abertura do urso é para 2015. Serão ofertadas 60 vagas, 30 por semestre.
A UFPI adotou o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem como critério único de seleção, de acordo com o Dr. Ernani Maia, que é coordenador do curso de Medicina da UFPI, Campus Picos. Quem deseja ingressar na UFPI deve fazer o Enem e depois se cadastrar no Sistema de Seleção Unificada - SiSU. Para o curso de medicina, segundo a diretora do campus de Picos, a instituição tem como projeto fazer reserva de vagas para que estudantes da região de Picos.
No final do mês uma comissão do MEC vai fazer uma visita técnica para definir o passo a passo para implantação do curso.