Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Motociclistas desrespeitam vias de acesso para cadeirantes do canteiro central da Av. Getúlio Vargas

Publicado em 03/06/2014
Por Jailson Dias
85221ae3391f1f4f1a4bb2a68b36.jpg
85221ae3391f1f4f1a4bb2a68b36.jpg
Rampas de acesso estão sendo usadas indevidamente/Jailson Dias

O canteiro central da Av. Getúlio Vargas continua em reforma. A grande novidade é que além de tentar nivelá-lo a Secretaria de Obras de Picos está construindo rampas de acesso para cadeirantes, buscando assim garantir a acessibilidade e possibilidade de todos poderem transitar pelo centro da cidade. No entanto, o que se tem visto é muito desrespeito por parte de motociclistas que cortam caminho por essas vias durante o dia, em meio ao trânsito movimentado.

Nossa equipe conversou com alguns guardas municipais de trânsito que afirmaram ver com frequência a infração, no entanto, nada podem fazer, sob a alegação de que a atuação deles será permitida apenas quando a via estiver sinalizada pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMT), o que está demorando. Eles enfatizam que a atuação na fiscalização do fluxo de veículos é assegurada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que determina o poder e o limite de seu trabalho.

Quando o canteiro estiver sinalizado, deixando visível que apenas cadeirantes podem trafegar pelas rampas, os guardas poderão aplicar multas nos infratores. Estas são consideradas médias, podendo custar R$ 80,00 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Acima de 21 pontos o condutor perde a carteira.            

Comentários
Bruce
06/08/2014 16:43:29
Motoristas e motociclistas que precisam passar pela travessa Zuza Nunes em suas rotinas diárias estão insatisfeitos com a mudança desse trajeto, devido ao fechando da avenida principal Getúlio Vargas,não adianta querer justificar esse fechamento para melhoria do trânsito,porque isso não acontecerá.E como vai ficar as pessoas que precisam passar pelas ruas do outro lado da travessa,como a AV. Santo Antonio por exemplo? Todo esse pessoal tem que fazer um enorme retorno pela praça Félix Pacheco, para poder ter acesso a esses locais?Isso com certeza, não ajudará a "desafogar" o trânsito.Um possível solução seria uma sinalização na entrada dessa travessa, organizaria o trânsito e não atrapalharia os comerciantes, que se sentem muito prejudicados com a mudança.
Marx Rodrigues de Moura
06/08/2014 15:31:11
Prezado Jailson Dias. Percebo outro fato também, que moradores e empresários estão reclamando de mudança de trajeto na Avenida Getúlio Vargas com acesso para Travessa Zuza Nunes. Já existe até uma manifestação de reivindicação junto ao poder público marcada para amanhã cedo no DMT e Prefeitura Municipal. As obras na avenida se arrastam lentamente há meses, desde início de fevereiro, um descaso com a população. Transtornos para melhoria de acessibilidade acontecem, mas numa brevidade de tempo, com as devidas informações e amplo debate com a sociedade. Isso que está acontecendo na avenida, fechar o trajeto do trânsito, pode causar prejuízos para moradores e empresários quanto à forma de acessar suas residências e estabelecimentos comerciais. Mudanças devem ser discutidas. Como será o acesso para Rua Santo Antônio? A obra parou neste local, próximo ao Açougue Municipal. Ninguém tem explicações de como vai ficar o trânsito nesse local. Vale ouvir a opinião da população desse local.