Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Bairro Cidade de Deus gera preocupação para o Corpo de Bombeiros

Publicado em 02/06/2014
Por Marta Soares
55e431b40d657e6d843493587667.jpg
55e431b40d657e6d843493587667.jpg
/



Por Jailson Dias

A partir do mês de junho começam a se intensificar os focos de incêndio pela cidade de Picos, tanto na zona urbana como na rural. Na tentativa de preveni-los o Corpo de Bombeiros realiza todos os anos uma série de palestras para informar a população e tentar diminuir os focos de incêndios. Para a comandante da Coordenadoria, capitã Ana Cléia Diniz Santos, alguns bairros inspiram muitos cuidados e preocupações, caso esse do Cidade de Deus.

Segundo a comandante a preocupação surge porque o bairro Cidade de Deus está localizado em um ponto muito alto, o que inviabiliza a subida do caminhão de combate ao fogo dos bombeiros. A ladeira que conduz aquele bairro é extremamente íngreme e o caminhão não possui a potência necessária para vencê-la, além de estar carregado com cinco mil litros de água, o que o deixa muito pesado.

Para evitar possíveis incêndios, a capitã explica que realiza esses trabalhos de prevenção, que podem evitar uma tragédia. “Não tem como a viatura subir, é muito íngreme, então, o que queremos? Queremos fazer um trabalho com a comunidade. Questão de prevenção”, frisou.

Infelizmente o bairro Cidade de Deus não é o único que inspira cuidados, até o bairro São José e a Aerolândia também inspiram cuidados. No primeiro alguns pontos são inviáveis para a chegada do caminhão, quanto a Aerolândia o problema também é a sua localização, muito elevada. Quanto a este, os bombeiros conseguiram um caminho alternativo para chegar até lá o que evitou a destruição de uma residência pelo fogo recentemente.

Apesar da preocupação com o bairro Cidade de Deus, a capitã informa que, felizmente, o mesmo nunca foi alvo de um grande incêndio, mas prefere continuar com o trabalho de prevenção para que isso nunca aconteça.

25 municípios
Contando com Picos a Coordenadoria do Corpo de Bombeiros é responsável por 25 municípios da região, mas a capitã explica que devido a distância, não há a possibilidade dos bombeiros chegarem a tempo de conter as chamas caso alguma cidade apresente um incêndio, portanto, o trabalho de prevenção acaba por se estender para toda a região.

Ela orienta os prefeitos a terem um carro pipa e um trator à disposição das gestões municipais. O trator faz o chamado “acero”, que evita que o incêndio se espalhe. Já o carro-pipa é usado pela população e bombeiros para conter as chamas. “O bombeiro sempre vai, o caminhão é que nem sempre estará presente, pois é perca de tempo”, declarou.

 

Comentários