Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Com obras avançadas cadastro para novo conjunto habitacional começa em agosto

Publicado em 02/06/2014
Por Marta Soares
8c9dcd9624a1992f6500acbb3091.jpg
8c9dcd9624a1992f6500acbb3091.jpg
O número de pessoas que podem se cadastrar é ilimitado/Jailson Dias



Por Jailson Dias

Mais 500 casas do “Programa Minha Casa, Minha Vida” estão em construção na cidade de Picos. As obras começaram ainda no final da administração Gil Paraibano e seguem na gestão do prefeito Kleber Eulálio (PMDB). Pelo menos 40% do novo conjunto habitacional, cujo acesso pode ser avistado na PI-375, que liga ao município de Santana do Piauí, já está concluído.

Segundo a coordenadora de Habitação e Urbanismo da Prefeitura de Picos, Cláudia Mônica, o processo de cadastramento para posterior seleção das famílias a serem beneficiadas com uma residência começa na segunda metade do mês de agosto. A previsão inicial era de começassem ainda neste mês de julho.

Antes, no entanto, acontecerá uma audiência pública na Câmara Municipal de Picos, no dia 12 de agosto, às 16h00, que também deveria ter acontecido em julho. Dela, além dos vereadores e população em geral, também devem participar representantes do Ministério Público do Piauí.

“Nós estaremos esclarecendo quais são os critérios, todos os critérios, qual a documentação necessária, além de fazermos outra no final do cadastramento para apresentarmos os resultados, quem foram os sorteados e selecionados, pois será uma seleção, por que foi selecionado e quem ficou”, comentou.

A conselheira explicou ainda que o processo será acompanhado pelo Conselho de Habitação, formado por diversos setores da sociedade, além do Ministério Público do Piauí.

Muito tem sido falado a respeito desse processo de seleção das novas casas uma vez que ainda hoje, um ano e sete meses depois a Caixa Econômica Federal (CEF) ainda recebe denúncias de pessoas que teriam sido contempladas com moradias no bairro Morada Nova sem estar dentro dos critérios determinados.

Cláudia Mônica explica que o número de pessoas que podem se cadastrar é ilimitado, mas todas serão submetidas às exigências do programa para serem contempladas. Há dois tipos de critérios, os locais e os nacionais. Locais: mulheres chefe de família; pessoas com necessidade especial ou algum dependente; famílias que vivem em áreas de rico. Nacionais: pessoas que sofrem de doenças crônicas; famílias assistidas pelos programas sociais há pelo menos três anos; pessoas com maior número de dependentes.

 

Comentários