Domingo, 06 de Outubro de 2024

Flamengo faz sua pior campanha desde 2003, ataque agoniza e Felipe pode voltar ao gol

Publicado em 02/06/2014
Por Erivan Costa
559dc3880f755fb47ab48ce6fb13.jpg
559dc3880f755fb47ab48ce6fb13.jpg
Presidente Bandeira e Luemburgo / Guito Moreto / Agência O Globo

Uma semana foi suficiente para o otimismo trazido pelo novo técnico, Vanderlei Luxemburgo, dar lugar ao choque de realidade no Flamengo. O time protagoniza, a altura da 13° rodada do Brasileiro, a pior campanha da era dos pontos corridos. O aproveitamento de 25,6% é inferior ao dos anos de 2004 e 2005, quando quase foi rebaixado. E pior. Agora, o torcedor convive com um ataque mais ineficiente e uma defesa tão vazada quanto.

São apenas oito gols a favor, nenhum fora de casa, e 20 contra. Cenário que faz as palavras de Wallace, pedindo reação rápida, parecerem gravação de dois meses atrás, quando o Flamengo entrou na zona da degola.

— Isso não vai mudar de uma hora para outra. Mas temos que acelerar. Não dá para perder mais tempo. Temos que dar um retorno rápido. Ainda há muito para jogar — afirmou o defensor no desembarque da delegação, ontem, no Rio, em meio a reclamações isoladas de torcedores.

Os motivos para acreditar em uma reação diminuem a cada dia. A diretoria, preocupada primeiro com as dívidas, freia investimentos. Robinho, cotado, não vem mais, por falta de apoio das empresas dos rubro-negros Plínio Serpa Pinto e Jorge Rodriguez. Mas não por falta de dinheiro. É consenso entre conselheiros e barões da política do clube que a atual administração só quer ajuda financeira, e não conselhos e opiniões. Por ora, o isolamento continua.

E assim as decisões dentro e fora de campo vão gerando consequências e mudando de acordo com a ocasião. A possível saída de Felipe já foi revista. O diretor Felipe Xinemes contatou representantes do jogador para garantir a permanência, e uma volta a posição de titular não está descartada com a pouca segurança demonstrada por Paulo Victor. A falta de gols não impediu a venda de Hernane, que se despede essa semana rumo ao Al Nassr. O Al Rayan ofereceu boa oferta por Mugni, mas o jogador recusou.

Com a experiência que falta à diretoria, o técnico Vanderlei Luxemburgo tratou de agir com naturalidade depois da derrota para a Chapecoense, mas internamente trabalhará fazendo cobranças fortes por uma reação imediata. O time deve ter algumas mudanças. Certas as voltas de Cáceres e Léo Moura, que estavam suspensos. Hoje, o Flamengo é o oitavo pior lanterna desde 2003.


Fonte: EXTRA

 

Comentários