Sábado, 05 de Outubro de 2024

Antigo Fórum de Picos está sendo usado para práticas ilícitas

Publicado em 11/02/2013
Por Jailson Dias
db9ff095c86d4912c2f9fd250526.jpg
db9ff095c86d4912c2f9fd250526.jpg
Antiga sede do fórum de Picos/Jailson Dias

A antiga sede do Fórum Governador Helvídio Nunes de Barros, localizada na Avenida Getúlio Vargas, centro de Picos, está sendo usada para práticas ilícitas durante o período noturno, como uso de drogas, e até trampolim para furtos a lojas vizinhas. Trabalhando como vigilante há 11 anos no centro da cidade, José Francisco da Silva disse já ter perdido a conta de quantas vezes presenciou pessoas pulando o pequeno muro do fórum e se abrigando em seu interior.

Ele declarou presenciar constantemente movimentações suspeitas no interior do fórum, geralmente de pessoas usando drogas. Em uma ocasião, o vigilante afirmou ter visto um indivíduo saindo das dependências da antiga sede do judiciário picoense carregando uma porta.

A sua maior preocupação é que o Fórum fica ligado a algumas lojas que inclusive já sofreram furtos, dentre elas a Farmavida. Por duas ocasiões indivíduos entraram na Farmavida por intermédio do fórum. A última na madrugada do domingo (20/01). Só não conseguiram levar mais dinheiro porque o alarme disparou, afugentando-os.

O atual diretor do Fórum, que atualmente funciona em um prédio alugado, Adelmar de Sousa Martins, disse não ter sido informado sobre o acontecimento dessas ações que vão contra a lei.

Caso o uso ilício do prédio desativado esteja realmente acontecendo, o juiz informou que o procedimento a ser adotado é comunicar aos policiais militares, responsáveis pelas rondas, que observem esse tipo de ação. “E se encontrar qualquer indivíduo em atitude suspeita é abordar e prender se for o caso”, declarou.

O juiz informou que se alguém notar qualquer atividade ilícita nas redondezas do antigo fórum, ou em seu interior, deve relatar a direção para que as medidas cabíveis sejam adotadas.

“Na realidade aquele prédio está inativo, sem vigilância, ele está vulnerável a esse tipo de coisa, e você sabe que aqui, lamentavelmente, a droga está adquirindo contornos incontroláveis, então tudo isso pode ser que esteja realmente acontecendo”, comentou.

Ainda durante a entrevista o juiz disse que se anteciparia às denúncias e faria contato com o comando do 4° Batalhão de Polícia Militar de Picos para que nas rondas noturnas as viaturas redobrassem a atenção para com o antigo prédio.

“Esse fato nós poderemos levar ao conhecimento da presidência (do Tribunal de Justiça do Piauí) para que agilizem o processo de alienação desse imóvel, porque evidentemente, depois dessa alienação tenho certeza de que o Tribunal de Justiça vai conseguir dinheiro suficiente para construir a nova sede da comarca de Picos”, explicou.

O juiz Adelmar Martins explica que o Tribunal de Justiça tem encontrado uma série de dificuldades de ordem burocrática para construir a nova sede da justiça picoense. Ele espera que o antigo fórum seja vendido ou reformado, passando a oferecer a estrutura necessária para os servidores do Poder Judiciário. A Assembleia Legislativa do Piauí já teria autorizado a venda do prédio, e o ex-prefeito Gil Paraibano até doou um terreno particular para a construção dessa nova sede.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários