Domingo, 06 de Outubro de 2024

Apenas dois clubes confirmam participação e Copa Piauí é cancelada

Publicado em 19/05/2014
Por Jailson Dias
ab571b96d7c333d8fa8580087308.jpg
ab571b96d7c333d8fa8580087308.jpg
Não haverá Copa Piauí /portalaz.com.br

Após o cancelamento da Série B do Campeonato Piauiense, outro torneio no estado foi cancelado por falta de clubes, a Copa Piauí. Com inscrições abertas desde o último dia 25 de junho e que foram encerradas nesta terça-feira (15), apenas Flamengo-PI e Piauí Esporte Clube confirmaram participação.

Pelo regulamento da competição, os seis clubes de melhor índice técnico do Campeonato Piauiense de Futebol Profissional da Primeira Divisão 2014, exceto o campeão, poderiam se inscrever. Deste modo, Piauí, Parnahyba, Flamengo-PI, 4 de Julho, Cori-Sabbá e Barras estavam aptos a participar. Contudo, ao fim do prazo, somente o time da Raposa e do Enxuga Rato homologaram as inscrições. Por desistência de vários clubes, a Copa Piauí, desta vez, não será realizada.

Cesarino Oliveira, Presidente da Federação de Futebol do Piauí, explica que o momento de reflexão que se tem feito sobre o futebol nacional, deve ser utilizado como exemplo para avaliar as principais questões do mesmo, a nível local.

“Não tivemos inscrições suficientes, vamos aproveitar esse espaço para discutir e planejar o futebol em 2015 e melhorar a reflexão do cenário nacional. Nesse momento temos um dado positivo que é o de canalizar as atenções para o River em que todas as fichas possam se depositadas no clube para que se tenha sucesso e consequentemente traga maior visibilidade para o Estado” – pontua o Presidente.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determina que um torneio seletivo ou equivalente para oferecer vaga à Copa do Brasil – no caso do nosso Estado, a Copa Piauí – deve ser eventualmente promovido pela Federação de Futebol, onde necessita ter a participação mínima de quatro clubes da primeira divisão do futebol profissional.

Com apenas dois inscritos para o torneio, os clubes agora esperam uma decisão por parte da CBF, que deve seguir critérios que regem a instituição para enfim, conhecermos o outro representante do Estado na edição da Copa do Brasil de 2015. Sem a competição em 2014, o representante piauiense só deve ser conhecido a partir da liberação da tabela oficial da competição no próximo ano.

O Presidente da FFP ainda ressalta as principais dificuldades que os clubes do interior passam e promove uma reflexão sobre outras questões que são pertinentes ao os clubes. “Vamos aproveitar que é um ano eleitoral para também analisarmos as condições das equipes do interior. Alguns times sofrem interferência política, o que acaba dificultando. Temos que procurar alternativas para que os clubes não fiquem tanto na dependência das prefeituras” – destaca.

Cesarino é enfático quanto ao cenário do futebol piauiense. “Temos que analisar este momento em que o nosso futebol recua para que ele possa avançar cada vez mais. Nossas equipes têm que ser profissional o que não são. Barras e Parnahyba, por exemplo, são equipes sazonais. Não tem uma constante de trabalho. Se tivéssemos um trabalho poderíamos revelar muito mais atletas nos clubes locais o que há muitos anos não acontece” – comenta Cesarino.

Em 2013, a Copa Piauí também foi alvo de controvérsias. Ameaçada em ser extinta, a competição sofreu o mesmo esvaziamento que agora impossibilitam a realização da edição deste ano. Na oportunidade, a FFP buscava a realização do torneio com a participação de apenas três times, o que vai contra o regulamento da CBF que determina o mínimo de quatro equipes. No fim, a situação foi contornada pela Federação e o Flamengo-PI ficou com o título.

Fonte: portalaz.com.br

Comentários