Sábado, 05 de Outubro de 2024

Caixa d`água vai beneficiar mais de mil pessoas no povoado Barro

Publicado em 10/02/2013
Por Jailson Dias
f31686f70d3fa0edb24be728ccaf.jpg
f31686f70d3fa0edb24be728ccaf.jpg
Reservatório de água está em construção. /Jailson Dias

Mais uma obra de grande porte está sendo erguida no povoado Barro, trata-se de uma caixa d`água de dimensões gigantescas que deverá beneficiar as mais de mil pessoas que habitam aquela localidade. As obras tiveram início em 25 de julho de 2012, ainda na gestão do ex-prefeito Valdenilson Dias Borges (PMDB), e seguem sem interrupção no mandato do atual prefeito Ricardo José Gonçalves (PMDB).

Ricardo informou que a obra é possível graças a uma parceria com o Governo Federal através da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). A empresa Moderna Engenharia venceu o processo licitatório aberto pelo governo e vem executando a obra. Pelo menos sete trabalhadores da construção civil tem se encarregado de erguer a estrutura de concreto.

Erguida em um ponto considerado estratégico, por conta de sua elevação, o que facilitará a distribuição de água para todas as residências do povoado, a caixa d`água ficará no topo de uma estrutura de concreto de 16 metros de altura. Sua visão é possível de vários pontos da localidade.

Os próprios trabalhadores da construção civil informaram ainda que a caixa d`água será construída a base de concreto e possuirá capacidade para 57 mil litros, o que espera-se, beneficie toda a população do povoado Barro.

Atualmente o povoado conta com três caixas com capacidade para armazenar 15 mil litros de água cada, recebendo o líquido de três poços artesianos. Dois ficam no próprio povoado e o terceiro no Brejinho. Quando inaugurada a água dos três poços será revertida integralmente para esse recipiente gigante.

O próximo passo será ampliar a tubulação para contemplar todos os moradores. Por possuir uma geografia irregular, algumas residências do povoado Barro recebem água com mais facilidade do que outras. O novo sistema deverá resolver esse problema.

O prefeito Ricardo informou ainda que pretende em um futuro próximo descentralizar o abastecimento de água nos povoados, colocando-o sob a responsabilidade das associações de moradores, que vão gerir e fiscalizar como deve ocorrer essa distribuição.

Comentários