Sábado, 05 de Outubro de 2024

IBAMA apreende mais de 40 aves silvestres

Publicado em 09/02/2013
Por Marta Soares
5a6809340c9e3ded77d0547cebb3.jpg
5a6809340c9e3ded77d0547cebb3.jpg
Aves silvestres apreendidas/Lucas Rodrigues

 

Cerca de 47 pássaros de diversas espécies, que eram mantidas em cativeiro, foram apreendidas pelo IBAMA de Picos após denuncia anônima. Os animais foram encontrados aprisionados em gaiolas. A apreensão ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 23, no bairro Pedrinhas.

Segundo o chefe do escritório do IBAMA de Picos, Lourival Antunes, ao chegar à casa do infrator, apenas a esposa do mesmo estava presente. Ao adentrarem a casa, foi constatado que existia uma grande quantidade de animais silvestres em cativeiro. 

Das 47 aves apreendidas, dois são papagaios de espécies que estão na lista de animais em extinção do Governo Federal. As aves saudáveis foram devolvidas a natureza e as que estão machucadas serão transferidas para o centro de triagem de animais silvestres, em Teresina, onde receberão os cuidados necessários. Após as aves serem soltas, as gaiolas foram incineradas pelos funcionários do IBAMA.

No centro de triagem, as aves serão tratadas por biólogos para que possam se readaptar ao convívio com a natureza. Caso as aves não sejam capazes de serem soltas na natureza, serão doadas ao Zoobotânico, onde permanecerão pelo resto da vida.

O chefe do IBAMA de Picos, Lourival Antunes, acredita que as aves seriam comercializadas ilegalmente: “quem tem uma ave destas ou duas, pode até justificar dizendo que as possui por estimação, mas quem tem uma quantidade como esta, de mais de 40 aves, ai caracteriza comércio”.

A documentação com a denuncia será encaminhada a procuradoria jurídica do IBAMA para que seja dada continuidade ao caso. 

A área de libertação das aves não é divulgada pelo IBAMA para que não sofra ataque de caçadores. De acordo com Jonas Leal, chefe substituto do IBAMA de Picos, o trafico de animais silvestres é um crime que cresce assustadoramente na região de Picos. 

“Denúncias como esta, que nos levou a resgatar essas aves, são constantes em Picos e região, infelizmente. As pessoas podem colaborar conosco ligando anonimamente através da “Linha Verde”. Após a denúncia nós obrigatoriamente visitamos o endereço que nos é repassado e constatamos se a denuncia é verídica”, diz Jonas Leal.

O cidadão que possui animais silvestres mantidos em cativeiro pode entrega-los ao IBAMA voluntariamente ou conforme a lei determina, passando a responder a dois processos na Justiça federal.

Com informações de Marcos Valério/TV Picos
Comentários
daniela
25/01/2013 13:06:56
assino em baixo odeio quem maltrata os animais
Carlos
24/01/2013 20:41:32
Parabéns ao IBAMA. As pessoas tem que se conscientizar que estão contribuindo para extinção das espécies ao terem esses animais engaiolados . Ótima notícia.