Com o Tema “Diminuindo as Desigualdades” aconteceu no dia 1º deste mês o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF edição 2013-2016. O evento aconteceu no núcleo de Educação de Ipiranga e contou com a presença do prefeito José Santos Rego (Dr. Zé Maria); do vice-prefeito Elvis Ramos; das secretárias Bernadete Rêgo (Assistência Social), Lecy Ramos (Educação), Dra. Maria Valdete (Saúde), Derisvaldo Xavier (Cultura) e Francisco Alves (Agricultura). Ainda estiveram presentes os vereadores Josenias Fernandes e João Batista dos Santos, que também é Articulador do Selo UNICEF em Ipiranga; membros da sociedade civil organizada e membros do CREA, CRAS, PSF, professores e alunos.
O evento iniciou com apresentação da Escola de Dança de Ipiranga que fez uma ótima apresentação e logo em seguida foi composta a mesa de honra.
O evento teve como objetivo apresentar um diagnóstico municipal da situação da criança e do adolescente, validando-o e agregando contribuição dos participantes do fórum, bem como, reunindo informações sobre ações, programas e políticas que podem contribuir para a melhoria da situação da infância e da adolescência no município.
O articulador do Selo UNICEF, vereador João Batista realizou uma explanação sobre a metodologia do Selo e do Fórum Comunitário, e apresentou a Comissão Pró-Selo à comunidade. As Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social mais o Conselho Tutelar apresentaram um resumo das atividades que cada secretaria tem desenvolvido junto as crianças e adolescentes.
Por fim, após um Coffee-Break, formaram-se 06 grupos de trabalhos para discussão dos eixos. Após a discussão, cada grupo em plenária, propôs ações para compor o Plano Municipal de Ação. O evento demonstrou que o engajamento da comunidade é muito importante para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes do município. Os Jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) também participaram ativamente do Fórum.
E finalizando o Evento foi servido um almoço aos participantes e logo após foi feita a entrega dos certificados de participação.
Fonte: Izaias Pontes