Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Corpo de Bombeiros de Picos permanece sem sede própria

Publicado em 09/05/2014
Por Marta Soares
fca841f319ab1af9fa2cb1f73dd6.jpg
fca841f319ab1af9fa2cb1f73dd6.jpg
Sede do CB localizada nas dependências do Ronda Cidadão/Jailson Dias


Com uma Cia. Destacada do Corpo de Bombeiros em Picos desde 2004, a luta por uma sede própria já dura cerca de cinco anos. A construção de uma sede na estrada que liga Picos a Santana do Piauí, na PI 375, foi anunciada e chegou a ter a obra iniciada, mas após estudos do terreno, ficou comprovado que o local não era adequado e as obras foram paralisadas.

Com isso, foi noticiado pelo site oficial do Corpo de Bombeiros do Piauí - www.cbm.pi.gov.br - que a sede do Corpo de Bombeiros permaneceria localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, bairro Canto da Várzea, ao lado da sede do Ronda Cidadão. A mesma passaria por ampla reforma para se adequar às necessidades nos bombeiros e da população. A reforma anunciada à época deveria ter sido iniciada em fevereiro desde ano.

No último dia 02, quando foi comemorado o Dia do Bombeiro, foi realizada em Teresina, na sede do Quartel Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, uma solenidade comemorativa e nada foi anunciado para o Corpo de Bombeiros de Picos.

Em maio de 2013 uma comissão formada por quatro pessoas, sendo um Engenheiro Civil, uma Arquiteta, um Engenheiro Agrimensor e um Topografo, estiveram em Picos visitando a sede do Corpo de Bombeiros. De acordo com o Engenheiro Civil, Clésio Filho, que falou com o Folha Atual durante a visita, o objetivo da vinda dos mesmos a Picos era para saber a viabilidade da continuação das obras da nova sede do Corpo de Bombeiros de Picos e planejar a reforma da atual sedem localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima. Na ocasião, a continuidade da obra na estrada de Santana do Piauí foi descartada.

Precariedade do Corpo de Bombeiros de Picos foi denunciada no Fantástico, programa dominical da TV Globo, no dia 07 de abril de 2013. A Associação do Corpo de Bombeiros do Piauí se manifestou denunciando a precariedade existe nas cidades de Picos e Floriano. A matéria deu especial destaque para o que seria as obras de construção da nova sede da Coordenadoria do Corpo de Bombeiros de Picos, que estavam paralisadas e eram alvo de investigação do Ministério Público.

O Folha Atual procurou a capitã Ana Cleia Diniz, comandante da Cia. Destacada do CB de Picos. Ela encontra-se em Teresina, onde participou da formatura em homenagem ao Corpo de Bombeiros, e nos afirmou que “a cada dia o número de ocorrências aumenta, como incêndio em residências, em terrenos baldios, vistorias e os acidentes automobilísticos, que triplicaram nos últimos 2 anos. Com isso a cidade de Picos precisa de uma sede própria e o Comandante Geral está empenhado em resolver esse problema”, finalizou.

 

Comentários