Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Obra paralisada gera transtorno e problemas de saúde para crianças

Publicado em 08/05/2014
Por Jailson Dias
d563d6fdb3121e3b391b6f74aa88.jpg
d563d6fdb3121e3b391b6f74aa88.jpg
Rua Santa Rita permanece sem pavimentação /Jailson Dias

Mais uma obra paralisada do Governo do Estado tem gerado inúmeros transtornos para os moradores da Rua Santa Rita, bairro Emaús, via que liga a zona urbana de Picos ao povoado Gameleira dos Rodrigues. As máquinas estiveram no local para dar início às obras, mas o serviço foi logo interrompido sob a alegação de problemas na liberação dos recursos.

Nossa equipe esteve na Rua Santa Rita e conversou com alguns moradores. Eles chegaram a improvisar quebra-molas na tentativa de evitar que os automóveis trafeguem com velocidade, reduzindo assim a terra que invade as residências. Segundo informações da dona de casa Silvania de Matos Barros, residente no Emaús há três anos, a paralisação aconteceu logo antes da Semana Santa.

“Os trabalhos começaram em setembro do ano passado e segundo eles o prazo era de 240 dias, mas já está há mais de dois meses parada. Eles vieram e colocaram algumas carradas paradas e causaram um grande transtorno para a gente”, lamentou.

Ela informou que os seus netos, todos com menos de 10 anos de idade, tem sofrido com doenças respiratórias causadas pela poeira. “Pneumonia, gripe, resfriado, amidalite, todo tipo de problema respiratório já aconteceu aqui”, comentou. Ante essa situação muitos pais de família têm sido obrigados a levar os filhos constantemente para o médico.

Vivendo o mesmo problema a dona de casa e estudante Maria Do Carmo relata que o seu filho também tem sofrido com os problemas de saúde. Autoridades responsáveis pela obra já foram até o local prometendo que seria retomada, mas nada aconteceu. “Meu filho está fazendo seis anos hoje e todo mês eu estou levando ele no médico. O médico já disse que eu tinha que sair daqui, mas não posso sair, porque a casa é minha”, comentou.

Explicação

O diretor do DER do Piauí, Severo Maria Eulálio Filho, o Severinho, informou que a obra é financiada pelo Banco do Brasil e que o recurso é enviado em parcelas, um total de três. Mas apenas duas foram liberadas. O banco teria assegurado que até a próxima semana será liberada a próxima parcela o que tornaria possível pagar a Construtora Santa Inês, responsável pela obra,  retomar a pavimentação.

Essa estrada que se inicia na zona urbana de Picos e liga até o povoado de Gameleira dos Rodrigues está orçada em R$ 3 milhões perfazendo um total de 12 quilômetros.

Comentários
JOSE RODRIGUES
05/07/2014 12:01:26
Caro Jailson Vc deveria ter ido ao Banco do Brasil certificar se a responsabilidade pela nao conclusão da obra é do Banco.Todo mundo sabe que não. E Vc ???
Jose Rodrigues
04/07/2014 16:19:43
Entendi: O banco do Brasil não liberou a parcela, tá bom... Quer quer isso !!!