Domingo, 06 de Outubro de 2024

Argentina x Suíça e Bélgica x EUA se enfrentam pelas oitavas da Copa

Publicado em 06/05/2014
Por Erivan Costa
db4236c5d6d4ac9ebb9b85eb00a7.jpg
db4236c5d6d4ac9ebb9b85eb00a7.jpg
Arena Corinthians, em Itaquera, foi palco da abertura da Copa do Mundo/ Paulo Whitaker/Reuters

Três novas forças do futebol e uma seleção bicampeã disputam as duas últimas vagas nas quartas de final. Nos jogos das oitavas desta terça-feira (1), Argentina venceu a Suíça pelo placar de 1X0, às 13h, na Arena de São Paulo; e Bélgica enfrenta os Estados Unidos, às 17h, na Fonte Nova, em Salvador. Os vencedores dos jogos vão ao estádio Mané Garrincha, em Brasília, no sábado (5), disputar uma vaga nas semifinais.

A Bélgica ganhou todos os jogos na fase de grupos. Apontada por especialistas como candidata a surpresa, jogou para o gasto. Venceu Argélia por 2 x 1 e ganhou de 1 x 0  da Rússia e da Coreia do Sul. Os belgas tiveram certas vantagens, é verdade. Foi a seleção com menos quilometragem. Só jogou em cidades-sede da região sudeste, com partidas no Rio, Belo Horizonte e São Paulo. Agora, é a vez de encarar a quentura de Salvador nas oitavas. "Se for para ganhar só de 1 a 0 e ser campeão, está bom. Melhor do que dar espetáculo e ser eliminado na primeira fase", disse técnico Marc Wilmots.

Os Estados Unidos terão um reforço no ataque. Após se machucar no primeiro jogo, Jozy Altidore se recuperou de um estiramento na coxa esquerda e pode ser escalado pelo alemão Jürgen Klinsmann. O time também quer mostrar que merece toda a comoção dos fãs americanos. De acordo com dados da Nielsen, Estados Unidos x Portugal foi o jogo de futebol mais visto na TV americana. Foram 18 milhões de espectadores em média e pico de quase 23 milhões. Bateu os playoffs da NBA e finais do beisebol do ano passado.

Bélgica x Estados Unidos, às 17h, em Salvador

 

O treinador Marc Wilmots não inventou muito ao comentar este que é o último jogo das oitavas de final. "Existe um novo torneio agora, pois não fazemos mais cálculos: são 90 ou 120 minutos a cada jogo. É uma nova competição, e estamos com fome pela vitória", disse Wilmots. "É como jogar xadrez: estudamos como o adversário joga, mas ele pode surpreender, temos que analisar cada coisa desde o início da partida, se tiver problema físico tenho que substituir, alguém tem que se responsabilizar pelo que está acontecendo em campo", completou o ex-jogador. No final de treino no domingo (29), em Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo, os belgas treinaram pênaltis. Segundo Wilmots, são pelo menos sete boas opções para cobradores.

Bélgica e Estados Unidos jogaram só uma vez em Copas, em 1930. O time americano goleou por 3 a 0. "Agora é o momento. Todo mundo está acompanhando e nos demos conta disso. Se todos forem ao limite, vamos longe nesse torneio. Disse a eles que nossos voos estão agendados para o dia 14 de julho, um dia depois da final. O fim é 13 de julho e queremos estar lá. Passamos pelo grupo da morte, quase ganhamos de Portugal, um dos favoritos, e estamos confiantes para essa nova fase", disse o treinador alemão Jurgen Klinsmann.

Se torcida ganhasse jogo, os Estados Unidos teriam vantagem. Eles só perdem para o Brasil em ingressos comprados para a Copa do Mundo: foram 198.208 bilhetes, mais do que o triplo da Argentina, terceira colocada com 61.477. A cifra inclui estrangeiros que moram no país. O Consulado Geral dos Estados Unidos no Brasil afirma que mais de 90 mil americanos desembarcaram nas últimas semanas. Além de ir aos estádios, americanos bateram recordes na TV, com números superiores às tempoaradas passadas de outros esportes antes líderes de audiência, como basquete e beisebol.

O estádio: Palco de uma tragédia que matou sete torcedores em 2007, quando uma parte da arquibancada desabou, o estádio Fonte Nova ficou fechado até ser implodido, em agosto de 2010. Ele deu lugar à Arena Fonte Nova, inaugurada em abril de 2013, que recebe o clássico Espanha x Holanda nesta sexta. Cerca de 4 mil operários trabalharam nas obras, que deveriam ter sido entregues em dezembro de 2012. A capacidade é de 50 mil torcedores na arquibancada fixa. Uma estrutura móvel, usada para a Copa, tem capacidade extra de 5 mil pessoas.

Fan Fest: O clima da Fifa Fan Fest da Salvador deve ser de carnaval, segundo a organização. Com estrutura montada no Farol da Barra, a festa é inspirada no "Furdunço", evento realizado no último carnaval de Salvador.

Torcedores na Arena Fonte Nova sob chuva (Foto: Ruan Melo/G1)

Fonte:G1

Comentários