O horário de funcionamento do comércio de Picos estava bem definido até este sábado quando acontecerá o jogo Brasil x Chile a partir das 13h00. Inicialmente os donos de supermercado afirmaram que fechariam antes e reabririam após a partida, mas em uma nova negociação a maioria optou por encerrar o expediente 10 minutos antes do jogo para não reabrir mais nesse dia. A exceção ficou por conta dos Supermercados Carvalho e Dular.
Para o primeiro secretário do Sindicato do Comércio Varejista de Picos, Mário Monteiro (foto), a folga dada aos funcionários após o jogo do Brasil é justa uma vez que a Copa do Mundo acontece apenas a cada quatro anos, e no Brasil, a cada 50 ou 60 anos. Ele entende que fechar os supermercados e liberar os trabalhadores é uma forma de respeito.
Mário Monteiro lamenta que o assunto não tenha sido tratado na Convenção Coletiva de Trabalho, acreditando que todos os donos de supermercados seriam flexíveis quando do acontecimento desse torneio que tem mobilizado o Brasil. “Quem não respeitasse, estaria passível de punição. Mas na verdade não existe punição para o fechamento, pois na realidade prevaleceria o patriotismo e o respeito para os trabalhadores, pois são eles as peças fundamentais para o funcionamento de toda empresa”, frisou.
Há uma questão de última hora que foi lembrada. O jogo deste sábado quando o Brasil enfrenta o Chile é eliminatório, podendo haver prorrogação ou até mesmo cobrança de pênaltis, o que pode elevar o tempo da partida para até três horas.