Domingo, 06 de Outubro de 2024

Brasil x Chile terá 13 mil policiais nas ruas de BH

Publicado em 03/05/2014
Por Erivan Costa
8fc89e6f9a1de36e63890aa2afdf.jpg
8fc89e6f9a1de36e63890aa2afdf.jpg
Batalhão de Choque vai participar do policiamento do Mineirão /AFP PHOTO / BEN STANSALL

Considerado pela própria Fifa como jogo de “alto risco”, o duelo entre Brasil e Chile, no Mineirão, vai ter um esquema de policiamento a altura: a Polícia Militar de Minas Gerais vai botar nas ruas de Belo Horizonte 13 mil envolvidos com o policiamento da partida. Desse total, 6 mil vão agir no entorno do Mineirão — um efetivo quase três vezes maior do que o usado pela PM do Rio nos últimos jogos no Maracanã. O restante vai se concentrar em pontos turísticos e em praças onde normalmente há concentração de manifestantes.

O efetivo vai mobilizar seis batalhões das regiões próximas ao estádio, todo os os 6 mil homens do Comando de Policiamento Especializado — que conta com o Batalhão de Choque, as Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas, a Cavalaria e o Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo — e o Batalhão Copa, com 3 mil policiais, criado especialmente para a Copa do Mundo com alunos do curso de formação de oficiais e sargentos.

O esquema de segurança da capital mineira é bem maior do que o usado pela PM carioca em dias de jogos. No início da competição, o efetivo para cada partida no Maracanã era de 1,5 mil PMs. Depois da invasão do Centro de Mídia por torcedores chilenos, o comando da corporação disponibilizou mais 600 alunos do curso de formação de praças para participarem do esquema.

— Em Belo Horizonte, é praticamente impossível uma invasão do estádio como aconteceu no Maracanã, com os chilenos. A PM faz o isolamento de uma área a até um quilômetro do estádio. A partir desse ponto, só passam pessoas com ingresso — explicou ao Jogo Extra a capitã Giovana Silveira, porta voz do Batalhão Copa. Há 12 horas do jogo, o perímetro vai ser varrido e nem carros vão poder ficar estacionados na região.

Outra preocupação da polícia mineira são a aproximação de manifestações do Mineirão. Por isso, parte do efetivo vai permanecer, desde a manhã de sábado na Praça da Liberdade e na Praça Sete, local onde aconteceram protestos nos últimos dias 12 e 14. Cordões de isolamento serão montados se os manifestantes tentarem se aproximar dos torcedores. A prefeitura de estima que os chilenos 30 mil cheguem de hoje até sábado. São, ao todo, cem caravanas e mais de mil carros.


Fonte: EXTRA

 

Comentários