Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Prefeitos se reunirão amanhã para tratar sobre a barragem de Bocaina

Publicado em 29/04/2014
Por Marta Soares
8ec5c143d7d59243703776647f5e.jpg
8ec5c143d7d59243703776647f5e.jpg
/

 

Os prefeitos das cidades de Picos, Bocaina e Sussuapara irão se reunir nesta terça-feira, dia 24, para tratar sobre a barragem de Bocaina, que conta atualmente com apenas 23% da sua capacidade. Muito se falou nas últimas semanas sobre a racionalização do uso da mesma e algumas medidas já foram tomadas. A reunião acontecerá na sede da Prefeitura de Picos a partir das 10h, segundo informação do secretário de meio ambiente e recursos hídricos de Picos, Glauber Silva.

Técnicos da ANA – Agência Nacional de Águas, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e representantes das cidades de Picos, Bocaina e Sussuapara, estiveram reunidos em Picos para tratar sobre a regulamentação e uso da água da Barragem. Na reunião foram discutidas a regra de uso da água, a fiscalização, normas para extração de areia e metodologias eficientes das culturas de irrigação – isso porque 83% da irrigação utilizada atualmente faz uso da irrigação por inundação.

Um dos assuntos a serem debatidos na reunião desta terça-feira é a revitalização do Rio Guaribas, já que a escassez de água no reservatório de Bocaina e o assoreamento do Rio Guaribas estão afetando cerca de 200 irrigantes/agricultores no povoado Torrões.

Rodrigo Flecha, superintendente de regulação da ANA, disse ao nosso portal em recente visita a Picos, que a areia extraída do leito do rio, sem o pedido de outorga à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, é ilegal e pode mudar o curso do rio: “ao cavar enormes buracos, a água fica parada, criando pequenas lagoas, fazendo com que essa água evapore e não seja utilizada, que não chegue a quem realmente precisa”, disse ele.

Sobre a revitalização do Rio Guaribas, Rodrigo disse que há um acordo com o DNOCS e com o município de Picos para a desobstrução – dragagem, limpeza e retirar os barramentos que obstruem a passagem da água – do mesmo no trecho que passa pela cidade. A dragagem do mesmo precisa ser feita o mais breve possível.

 

Comentários