Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Ausência de sinalização em cruzamento provoca acidentes constantes

Publicado em 26/04/2014
Por Jailson Dias
2927c07171a7ab78a6ab61c697fe.jpg
2927c07171a7ab78a6ab61c697fe.jpg
Cruzamento oferece riscos a população/Jailson Dias

Quem reside no cruzamento das ruas Osvaldo Cruz com Francisco Pereira – antiga rua do Cantinho – está acostumado a presenciar desde freadas bruscas até colisões que já resultaram em óbito. As duas ruas receberam nova pavimentação asfáltica, obra do Governo do Estado, o que aumentou o número de pequenas colisões uma vez que motoristas e motociclistas abusam da velocidade. Cansados desse risco diário a população está pedindo ao Departamento Municipal de Trânsito – DMT a imediata sinalização das duas ruas.

O comerciante Lourival Carvalho de Sousa, que possui um ponto comercial no cruzamento, culpa a ausência de sinalização para a ocorrência de tantos acidentes, uma vez que motociclistas e motoristas não sabem dizer de quem é a “preferência” na hora de trafegar pelas duas vias públicas. A pouca sinalização que existe termina por confundir ainda mais as pessoas.

“Essa Francisco Pereira, eles sinalizaram que era para ser mão-única, mas como? Indo ou voltando? Porque não há placa na rua João XXIII, vindo pra cá, dizendo que é proibido. Então todo mundo desce nessa rua, como vem no sentido do Centro”, declarou.

Nossa equipe esteve no local e constatou a ausência de sinalização, o que dificulta o tráfego. O superintendente do Departamento Municipal de Trânsito de Picos (DMT), Nobre Júnior, já esteve no cruzamento para constatar a situação. Como disse ao Folha Atual em edições passadas, ele informou que haveria uma mudança no sentido do tráfego de automóveis. A rua Osvaldo Cruz deverá ser trafegada apenas no sentido rio Guaribas/Morro da Mariana. A mudança deveria ter acontecido até o final do mês de maio, mas até agora nada.

O superintendente reclama constantemente que a sinalização integral das vias públicas de Picos só poderá ser realizada após a conclusão das obras de pavimentação, mas estas ainda não tiveram início mesmo nas ruas e avenidas que já receberam o asfalto, processo demasiadamente lento. Enquanto isso os problemas continuam.

No cruzamento das duas ruas já citadas anteriormente não há sequer uma faixa de pedestres, o que põe em risco muitas pessoas que vivem naquelas imediações, inclusive idosos.

O mototaxista Antônio Abrão José dos Santos faz coro com o comerciante e denúncia que as colisões e freadas bruscas são constantes. “Às vezes vem em direção onde estou aqui e muitas vezes tenho medo”, lamentou.

Comentários
Kleiton
08/07/2014 03:18:06
O DMT de Picos é isso: cheio de discurso de que o cidadão deve cumprir a lei, que merece ser multado etc.. Mas e os deveres da Administração com o cidadão? Temos ruas esburacadas. Faltam semáforos. Falta sinalização. O trânsito NUNCA é organizado. O Departamento de Trânsito tem apenas uma função, pelo que noto: multar e, com isso, trazer mais dinheiro para os cofres da Prefeitura. Triste realidade. Primeiro, cumpram sua parte; depois, apliquem multas. Já pagamos muitos impostos.
motorista
18/06/2014 14:50:55
Esse departamente só tem muito é status, tdo dia estão nos meios de comunicação relatando o que vão fazer, e nada é cumprido, cadê os sinais funcionando? cdê a zona verde? agora multas é direto chegando nas residências dos prorpietários de veículos.
Picoense
18/06/2014 13:06:23
já fui no DMT a semana toda falar com o superintendente na minha rua acontece a mesma coisa e nunca encontrei esse senhor por lá e agora o que eu faço?