Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Confira Coluna De Olho da 31ª edição do Jornal Folha Atual

Publicado em 26/04/2014
Por Edson Costa
94600f6bdc8d7659a029bc5888cd.jpg
94600f6bdc8d7659a029bc5888cd.jpg
/

 

VAI TER COPA!

Mesmo com a torcida contra, a Copa do Mundo já está acontecendo aqui no Brasil. Não seria exagero dizer que o país pára pra ver os jogos da Seleção Brasileira. Como o comércio fecha mais cedo os picoenses se reunem em pontos movimentados para assistirem as partidas.

DECORAÇÃO

Como acontece em todas as copas, ruas, avenidas e até escadas foram decoradas com as cores da Bandeira nacional. Tudo festa e alegria na busca pelo hexacampeonato. Camisetas da Seleção brasileira e pequenas bandeirinhas afixadas nos carros estão vendendo muito. Que o nacionalismo e amor pela pátria perdure mesmo depois do torneio.

REVIRAVOLTA

É a palavra para definir a política piauiense nesse momento. As candidaturas não tem se sustentado. A última polêmica foi protagonizada pelo senador João Vicente Claudino (PTB) que renunciou a sua pré-candidatura ao Senado Federal. Em seu lugar concorrerá o ex-prefeito de Teresina, Elmano Férrer. Ao contrário do que muita gente pensava João Vicente não mudou de lado, bom para Wellington Dias (PT).

RINDO À TOA

Muito à frente nas pesquisas o senador Wellington Dias (PT) está rindo à toa. Contando, é claro, com a ajuda generosa de seus adversários que não se entendem. Em sua última visita a cidade de Picos, quando da realização da Caminhada da Solidariedade e da Paz, Wellington respondeu que não iria “tratorar” ninguém. Clara provocação ao ex-governador e pré-candidato ao Senado Federal, Wilson Martins (PSB).

OBRAS PARADAS

Picos continua um cemitério de obras paralisadas. Pontes, viaduto, hospital, asfaltamento, todas esperando pelas determinações do governador Zé Filho (PMDB). Desde que este assumiu o Estado, as coisas não vão bem. O prefeito Kleber Eulálio (PMDB) já afirmou ter conversado pessoalmente com Zé Filho pedindo o reinício das obras, é esperar para ver.

ELETRICIDADE

Gerar emprego e renda é a bandeira de todo candidato, algo que pesa muito em um estado pobre como o Piauí. Mas é difícil gerar emprego no atual contexto, nenhuma grande indústria virá se instalar aqui se setores importantes como as deficiências no fornecimento de energia não forem sandados. Os eleitores devem ficar atentos a discursos e promessas estapafúrdias!

PERMANÊNCIA

O vereador Zé Luís (PSB) permanece na Câmara Municipal, pelo menos por enquanto. O Tribunal Regional Eleitoral – TRE decidiu devolver o seu processo para a Comarca de Picos. A Polícia Federal deverá transcrever as gravações onde a voz do vereador supostamente aparece em esquema de compra de votos. Isso dará tempo ao parlamentar para reorganizar a sua defesa.

CURSO DE MEDICINA

Parece que não tem mais volta, o curso de medicina, tão sonhado, já pode ser considerado uma realidade. A primeira turma deve ser formada já para 2015. O reitor da UFPI, José Arimatéia acredita que até o início das aulas práticas o novo hospital regional da cidade já estará concluído oferecendo assim os leitos suficientes para os acadêmicos. Esperamos que assim aconteça.

Comentários