Sábado, 05 de Outubro de 2024

Polícia Militar intensifica blitz e apreende cerca de 500 armas

Publicado em 07/02/2013
Por Marta Soares
88cbf9498c9ddc17949e420d31ce.jpg
88cbf9498c9ddc17949e420d31ce.jpg
Campanha do Desarmamento /Kalberto Rodrigues

 

Através da intensificação das operações de policiamento ostensivo na capital, bem como no interior, a Polícia Militar alcançou um número recorde de apreensões de armas de fogo. Somente em 2012, foram 485 armas apreendidas em Teresina e zona metropolitana. O aumento das ações de busca e apreensão nos bairros faz parte das metas estabelecidas pelo Governo do Estado, com o intuito de proporcionar mais segurança para a população.

“Diariamente, a Polícia realiza operações de busca e apreensão em várias partes da capital, em especial nas zonas com o maior número de ocorrências”, explica coronel José Albuquerque, comandante de Policiamento da capital, ao comentar que as zonas Norte e Sul são as regiões que mais registram casos de apreensão de armas.

Além das apreensões, a coleta de armas de fogos pode ser feita de forma espontânea, por meio da entrega do armamento pelo próprio dono. As delegacias, distritos policiais, quartéis da Polícia e os órgãos ligados à Secretaria da Segurança Pública são unidades de coleta aptas para receberem as armas de fogo. Na oportunidade, o proprietário preenche um documento e, em seguida, é ressarcido com uma quantia simbólica pela entrega da arma. Abaixo segue a quantidade de armas apreendidas pela Polícia Militar na capital nos últimos anos:

2009 - 112 armas
2010 - 181 armas
2011 - 417 armas
2012 - 485 armas

Campanha Nacional do Desarmamento

A Campanha Nacional do Desarmamento busca a mobilização da sociedade brasileira para retirar de circulação o maior número possível de armas de fogo. A entrega voluntária de armas pelos cidadãos é uma orientação prevista no Estatuto do Desarmamento e hoje pode ser feita em mais de dois mil postos de coleta em todo o Brasil.

Além da entrega, a campanha tem o objetivo de conscientizar a população para os riscos de ter uma arma de fogo. Com o conceito Proteja sua família. Desarme-se, a campanha traz uma abordagem emocional, com depoimentos baseados em casos reais de pais e mães que perderam seus filhos em acidentes ou brigas. Situações cotidianas que, com uma arma, podem se transformar em fatalidade. Mais informações no site.

Fonte: Governo do PI

Comentários