Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Suspensão dos carros-pipa gera crise de abastecimento em Picos e região

Publicado em 21/04/2014
Por Jailson Dias
1430aaa38cce23e598782be4e395.jpg
1430aaa38cce23e598782be4e395.jpg
Carros-pipa foram suspensosm para a região de Picos/Divulgação

Ainda existem muitas comunidades rurais em Picos e região cujas populações dependem do abastecimento de água através dos carros-pipa, programa este do Governos Federal. Mas com a suspensão do programa na última semana milhares de pessoas podem ficar sem água para as necessidades mais básicas nos próximos dias. Na sessão realizada na Câmara Municipal na tarde da quarta-feira, 11, os vereadores pediram providencias urgentes, especialmente por estarmos passando por um período de estiagem.

Para o vereador Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PSB), a situação seria resolvida facilmente com a perfuração de mais poços artesianos, livrando, assim, as pessoas de passarem pela “humilhação” de receberem água através dos carros-pipa. “Pessoas do Juaí (município de Picos) dizendo que não tem mais água nem para beber”, protestou.

A situação é ainda mais crítica porque a região de Picos passa por uma forte estiagem, não havendo produção agrícola satisfatória. Sem os carros-pipa as comunidades ficarão à mercê de caminhões de particulares, que cobram de R$ 80,00 a R$ 100,00 pelo abastecimento. Sem produção e consequentemente sem dinheiro, as famílias não podem pagar por esse serviço.

Mostrando o documento do 25° Batalhão de Caçadores do Exercito brasileiro, que determinava o cancelamento do abastecimento, o vereador pedia providências, informando que já há pessoas passando sede na região de Picos. A exemplo de Renato ele pede a perfuração de mais poços artesianos.

Para suspender o abastecimento de água o Governo Federal alegou que o Governo do Piauí não estava prestando contas devidamente dos recursos. A administração Zé Filho (PMDB) nega.

Comentários