O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) decidiu bloquear, durante sessão realizada nessa segunda-feira (21), as contas de dez prefeituras piauienses. A medida foi tomada após constatar que os gestores desses municípios deixaram de prestar informações referentes às despesas da prefeitura, não tiveram como comprovar alguns gastos ou deixaram de atualizar o Sistema de Gerenciamento de Recursos (Sagres).
As cidades com contas bloqueadas foram: Capitão de Campos, Nazária, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Pavussu, Santa Cruz dos Milagres, São Francisco do Piauí, São João da Serra, São Julião e Socorro do Piauí.
Segundo o TCE, todas as informações sobre execução orçamentária e financeira, registro contábil, licitações, contratos administrativos e despesas com pessoal realizadas pelas prefeituras devem ser encaminhadas ao órgão, tanto através da internet quanto da apresentação de documentos.
O bloqueio de contas é considerado uma medida extrema adotada pelo Tribunal quando o gestor dos recursos públicos deixa de realizar seu dever legal de prestar contas das ações financeiras da prefeitura.
Fonte: G1