Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Partidos marcam convenções com chapas indefinidas

Publicado em 18/04/2014
Por Jailson Dias
6c3cc7ea5243dcd74a0f59368005.jpg
6c3cc7ea5243dcd74a0f59368005.jpg
Wellington Dias já nome confirmado, Mão Santa está por definir/Jailson Dias

Os partidos políticos definiram as convenções mesmo com as chapas indefinidas. Até agora, apenas a coligação entre PT/PP e PTB fechou a chapa, tendo o senador Wellington Dias como candidato a governador, o senador João Vicente Claudino como candidato à reeleição e a deputada estadual Margarete Coelho (PP) como candidata a vice. As demais chapas que tem o governador Zé Filho (PMDB) candidato á reeleição e Wilson Martins (PSB), candidato a senador, falta o nome do vice. O PSDB tem Silvio Mendes como candidato a governador, mas faltando os demais nomes. O ex-senador Mao Santa (PSC) também ainda busca se viabilizar para a disputa.

Os partidos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm de 10 a 30 de junho para realizarem suas convenções. O evento é destinado à deliberação sobre coligações e à escolha de candidatos que irão concorrer aos cargos de governador, vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual nas eleições 2014. No Piauí, as principais siglas já apontaram seus candidatos e possíveis apoios, todavia, alguns ainda seguem sem definição.

O presidente estadual do PSDB, Marden Menezes, afirmou que o partido deve se reunir no último dia do prazo para definir seus candidatos, coligação e possíveis apoios. Até o momento, está posto somente o nome de Sílvio Mendes como candidato ao cargo de governador. “O nome de Sílvio já está posto. Estamos conversando ainda com PSC, Democratas, PSB e PMDB. Não estamos fechando portas para ninguém. Ao contrário, estamos procurando uma viabilidade política”, declarou Marden Menezes.

Quanto aos possíveis apoios, o presidente do diretório estadual do PSDB comentou que é possível uma aliança com os partidos que são aliados ao PSDB nacional. “Estamos mantendo contato com todas estas lideranças. Acreditamos que é preciso um pouco mais de paciência”, adiantou.

Tendo em vista a crise no PMDB, as definições quanto ao nome do candidato a vice na chapa de reeleição de Zé Filho também estão em aberto. O ex-governador Wilson Martins (PSB) confirmou apoio a Zé Filho e figura como candidato a Senador na chapa. A convenção do partido será no dia 29, no Atlantic City Club.

O PT, PSC, e PSol já apontaram seus candidatos e coligações. O PT, PSC e PP devem realizar sua convenção em 27 no Atlantic City. O PT, PP e PTB já formalizaram aliança e já indicaram os nomes de Wellington Dias, Margareth Coelho e João Vicente Claudino para compor a chapa majoritária que irá disputar como oposição.

O PSC indicou o nome de Mão Santa como pré-candidato a governador. As possíveis indicações a vice apontavam o nome de Pastor Levino (PRB), o vereador Antônio José Lira (DEM) e a da vereadora Teresinha Medeiros (PPS). Os partidos que já se colocaram como apoio ao PSC são: PPS, PRP, PTN, PPL.

O Psol deve realizar sua convenção no dia 14, no Atlantic City. Estão postos como nomes a pré-candidatura a governador, Maria Madalena Nunes, Maklandel Matos e Francisco João, o Chiquinho.

Dia 5 de julho é o último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem no Tribunal Superior Eleitoral, até as 19h, o requerimento de registro de candidatos a presidente e vice-presidente, a governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

Comentários