Sábado, 05 de Outubro de 2024

Chuva será abaixo da média esperada para dezembro

Publicado em 15/12/2012
Por Marta Soares
2541799230329fd65726e6c697fc.jpg
2541799230329fd65726e6c697fc.jpg
Estação convencional localizada no campus da UFPI em Picos./Marta Soares

O final do ano chegou e com ele, timidamente, a chuva. É o que informa o Coordenador do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) em Picos e região, Eugênio Lopes.

O Instituto Nacional de Meteorologia trabalha com previsões em curto prazo, segundo Eugênio Lopes. O INMET não arrisca dados em longo prazo devido às irregularidades do tempo, por isso as previsões são trimestrais.

A última previsão trimestral emitida pelo Centro de Previsões de Recife-PE, no dia 30 de novembro/2012, é de chuva abaixo da média anual. “Nós tivemos o pior inverno de todos os tempos. Apenas em 1915 nós tivemos um inverno tão ruim”, destaca Eugênio.

Eugênio informa que a média anual do semiárido é de 600 milímetros de chuva por ano. Em 2012 choveu apenas 175 milímetros, por isso tornou-se o ano mais seco e mais quente de todos os tempos.

De setembro a início de novembro, as temperaturas em Picos estiveram acima de 40° e a Umidade Relativa do Ar abaixo de 20%, o que indica estado de alerta, segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde.

“A chuva chegou na segunda quinzena de novembro e, por sorte, tivemos duas boas chuvas. Uma na tarde do dia 24, que durou uma hora e quarenta minutos, totalizando 45 milímetros e outra na madrugada do dia 26, totalizando 37 milímetros, sendo esta uma chuva de intensidade moderada, que durou uma hora e dez minutos”, comemora Lopes.

Eugênio chama a atenção dos agricultores para que se preocupem em preparar a terra, mas que não arrisquem plantar neste momento, porque estas chuvas não caracterizam inverno.

Para a região de Picos a previsão também não é de chuvas satisfatórias para as plantações: “apenas no final de dezembro nós poderemos expor com mais clareza as previsões para janeiro, fevereiro e março de 2013, orientando melhor o agricultor”, alerta Eugênio.

Os picoenses podem esperar uma grande melhora da Umidade Relativa do Ar, a mesma tem chegado a níveis de 54% durante a tarde e à noite ultrapassa 70%.

Para colher com exatidão estas informações, Picos conta com dois Centros de Meteorologia, um convencional e um automático. 

A estação convencional está em Picos desde 1° de novembro de 1965. Nela são feitas três observações diárias (manhã, tarde e noite) e está localizada no campus da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Na estação convencional, os dados são obtidos através de instrumentos que medem e registram a pressão do ar, da temperatura da terra, insolação, além da velocidade e direção dos ventos.

Já a estação automática, foi instalada em Picos no ano de 2009 e lá são feitas 24 observações diárias, uma a cada hora. Os dados são enviados automaticamente para o Centro de Meteorologia em Brasília-DF.

Comentários