Terça-Feira, 13 de Maio de 2025

Semana do Meio Ambiente é aberta e dia será de palestras

Publicado em 14/04/2014
Por Marta Soares
cdd741903819b493e380e2644097.jpg
cdd741903819b493e380e2644097.jpg
Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Glauber Silva/Marta Soares


 

Nesta manhã (04) a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos deu início às atividades referentes à Semana de Meio Ambiente 2014. A abertura do evento se deu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Picos e contou com a presença do prefeito Kleber Eulálio, vice-prefeito Walmir Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cláudio Galeno e do secretário estadual de meio ambiente Mário Angelo, além de coordenadores da prefeitura.

Durante todo o dia serão proferidas palestras no seminário “Desenvolvimento Sustentável: Aspectos Educacionais e Jurídicos”. A primeira palestra foi sobre “Gestão de Resíduos Sólidos e o Consórcio UNIVALE”. Em seguida a palestra “Importância da Educação Ambiental” ministrada pelo Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. À tarde haverá ainda palestra com representantes da Comissão de Meio Ambiente da OAB – Piauí, com o tema “O Direito Como Ferramenta de Proteção Ambiental” e por último, “Os Aspectos Sociais da Coleta e Reciclagem dos Resíduos”, a ser ministrada por um representante do Ministério Público do Trabalho de Picos.

Para o prefeito de Picos, Kleber Eulálio, o maior problema envolvendo o tema em Picos ainda é o aterro sanitário: “desativamos o lixão da Altamira e estamos com o aterro controlado, dando os passos para que num futuro próximo tenhamos um aterro sanitário”, disse.

Kleber também falou sobre a reunião com o dirigente da Agência Nacional das Águas, que discutirá com os moradores de Sussuapara, Bocaina e Picos o uso da água da barragem de Bocaina. “A barragem está com 20% de sua capacidade e mais do que nunca essa água tem q ser usada racionalmente ou ela vai faltar”, disse o prefeito. Em seu discurso o prefeito mostrou preocupação com o lençol freático de Picos, que abastece toda a cidade.

A revitalização do Rio Guaribas está em pauta nas discussões e foi citado pelo prefeito de Picos e pelo secretário estadual de meio ambiente. Mário Angelo - foto abaixo - afirmou que a escassez de água no reservatório de Bocaina e o assoreamento do Rio Guaribas estão afetando cerca de 200 irrigantes/agricultores no povoado Torrões.

O secretário informou que a SEMAR está com técnicos a caminho da cidade de Picos, onde juntamente com técnicos da ANA - Agência Nacional de Águas e DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contras as Secas, irão avaliar e apontar medidas que devem ser postas em prática em um curto espaço de tempo.

Amanhã, dia 05, Dia do Meio Ambiente e Dia Municipal Sem Veículo Automotor, a secretaria finaliza a programação com a realização do II Passeio Ciclístico Ambiental, com concentração e saída da sede da Secretaria de Meio Ambiente às 07h30min e chegada na Praça Félix Pacheco. As 200 primeiras pessoas inscritas receberão um kit composto de mochila, camiseta, boné e garrafa. Em 2013 cerca de 130 pessoas participaram do passeio de bicicleta.

 

Comentários