Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Detentos de Picos produzem mini paredões de som

Publicado em 09/04/2014
Por Marta Soares
b6206ed33495a0fab32355bdf1bc.jpg
b6206ed33495a0fab32355bdf1bc.jpg
Mini paradões de som/Erivan Costa


 

Há pelo menos 11 meses cerca de 12 detentos da penitenciária José de Deus Barros, em Picos, estão confeccionando mini paredões de som. O projeto foi iniciado pelos próprios presos, que diante da privação da liberdade se uniram para produzir algum bem que pudesse ser vendido e assim ajudar no sustento da família aqui fora e além disso, buscaram algo que pudesse ajudar a passar o tempo.

De acordo com o diretor da penitenciária, Sinval Hipólito, os presos solicitaram autorização para iniciar a produção dos mini paredões de som e foram atendidos pela direção do presídio, que ofereceu o espaço necessário e está auxiliando no recebimento do material que os presos utilizam. A atividade é feita nos momentos de ócio dos presos e conta com a vistoria da direção da José de Deus Barros.

Parte do material, como a madeira, é adquirida em parceria com algumas madeireiras que enviam para a penitenciária as sobras de madeira. Outros itens, como lixas, cola, furadeiras e serras, bem como a parte elétrica dos mini paredões, são levados à penitenciária pelas famílias dos presos.

Para Sinval, o trabalho contribui para a ressocialização dos presos, que ao saírem da penitenciária poderão dar continuidade ao trabalho, mantendo de forma honesta o seu sustento e o da família. “Nós não temos dúvida de que isso ajuda na ressocialização. Primeiro porque ocupa a mente; segundo, eles estão ganhando o dinheiro deles para sustentar a família e ao saírem daqui vão ter uma profissão”, disse o diretor.

Ricardo Vidal Dias, natural de Francisco Santos, é um dos presos que confecciona os mini paredões. Segundo ele, o trabalho ajuda a passar o tempo e ainda beneficia a família, que vende os paredões produzidos por ele. “Tudo que a gente produz aqui é por encomenda. Eu mesmo já vendi cerca de 35 mini paredões desde que estou no projeto”, disse.

Os mini paredões custam entre R$ 150,00 e R$ 500,00. O valor depende do que é solicitado pelo cliente, já que alguns deles são mais sofisticados, possuem luzes de led, outros são réplicas de paredões de som e assim por diante. O tempo para a confecção também depende do pedido do cliente, mas pode ser produzido no prazo de dois a quinze dias.

 

Comentários
felips
24/09/2014 00:56:22
Eu desejo comprar um mine paredao mas nao entidi como faz a compra