Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Pe. Chiquinho limita ornamentação em celebrações na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

Publicado em 03/04/2014
Por Jailson Dias
6a69c7e9e857a898abb964fd8ba9.jpg
6a69c7e9e857a898abb964fd8ba9.jpg
Pe. Chiquinho argumenta que está organizando a administração do tempo/Jailson Dias

Há dois meses a frente da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios o Pe. Chiquinho, que substituiu o Pe. Gregório Lustosa vem tomando medidas que tem desagradado alguns fiéis, dentre elas a limitação da ornamentação da Igreja Matriz durante celebrações especiais, como missas de formatura e casamentos. Ele argumenta que foi elaborado um regimento para disciplinar a administração do tempo.

O Pe. Chiquinho critica sobremaneira o exagero na ornamentação, especialmente quando esta representaria “muita ostentação”. Tendo na liderança da Igreja Católica o Papa Francisco I, que tem pregado a simplicidade, o Pe. Chiquinho entende que seria natural seguir essa orientação. “O próprio Jesus foi contra a ostentação da igreja, às vezes as pessoas pensam que estão em um clube e podem fazer do que jeito que quiserem e isso achamos desnecessário”, declarou.

Ironizando certos a utilização de itens como os famosos “túneis”, erguidos com armação de ferro e lençóis brancos, sempre na entrada principal da igreja, por onde os formandos passam, o Pe. Chiquinho declara que estes acabam descaracterizando o templo e tirando a “beleza” do mesmo, frisando que a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios foi escolhida por duas ocasiões como a segunda maravilha do Piaui. “Com aquelas tentas, tira toda a beleza”, declarou.

Os arranjos de flores nos bancos ainda são permitidos, mas ele pede que os organizadores não toquem no altar. “Tem pessoas que até tira a imagem do santo do lugar”, reclamou.

Casamentos

Pela nova determinação os casamentos passarão a acontecer em seis horários no primeiro e terceiro final de semana de cada mês. A ornamentação também tem de ser limitada para estas celebrações. No momento a Igreja cobra R$ 130,00 para a realização desse tipo especial de evento, mas a ideia do Pe. é extinguir a taxa e sustentar a igreja apenas através dos dízimos.

 

Comentários
maria.n.silva
23/05/2014 16:16:19
tinha demorado para ele coloar as unhas de fora este padre so sabe fazer criticas de tudo, quando ele chega nas paraquias muita gente se afasta por causas das eronias dele.