Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Vigilância Epidemiológica aposta em conscientização para conter o avanço da dengue em Picos

Publicado em 03/04/2014
Por Jailson Dias
b08542829e69b34b32a9db42fa24.jpg
b08542829e69b34b32a9db42fa24.jpg
Estande montado na Praça Josino Ferreira/Jailson Dias

Para conter o avanço dos casos de dengue registrados em Picos a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, tem apostado na conscientização da população, indo a campo. Na manhã desta quinta-feira, 22, a Vigilância montou um estande na Praça Josino Ferreira, procurando, assim, informar os picoenses sobre os perigos dessa doença e como combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Karielly Alencar, comentou que a situação é preocupante daí a necessidade de intensificar a conscientização das pessoas para medidas simples, como não deixar água parada em reservatórios.

“Resolvemos fazer esse trabalho de conscientização da população. O trabalho é de campo e, por conta disso, o pessoal da Funasa e do 3° BEC estão entrando nas residências uma vez que a maioria dos casos se concentra no interior dos domicílios”, explicou.

Até este mês de maio de 2014 já foram notificados 375 casos, número superior aos últimos cinco anos. Karielly explica que o aumento dos casos pode ser explicado tanto pela “busca ativa”, identificando-se os sintomas de pessoas já em tratamento, quanto pelo período chuvoso, que nesse ano foi mais consistente.

A Vigilância Epidemiológica já realizou esse trabalho nos bairros Canto da Várzea, Paroquial, Aerolândia. Os próximos são: Parque de Exposição, São José e Morada Nova. Na quinta-feira, 29, a Vigilância promoverá uma oficina sobre “Manejo Clínico para a dengue”, voltada para os profissionais da Saúde.

Comentários