Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Asfaltamento das ruas centrais de Picos será retomado nos próximos dias, garante diretor do DER

Publicado em 02/04/2014
Por Jailson Dias
1d8fa90e55170bb769dd8dc9c984.jpg
1d8fa90e55170bb769dd8dc9c984.jpg
Severinho fala sobre o andamento das obras/Jailson Dias

As obras de asfaltamento das ruas centrais da cidade de Picos deverão ser retomadas nos próximos dias, segundo informações do diretor do Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí (DER), Severo Maria Eulálio Filho, o Severinho. Em entrevista ao portal Folha Atual ele afirmou estar em constante contato com a empresa que está executando essa obra, a Construtora Sucesso.

A pavimentação dos bairros de Picos começou pela rua São Sebastião, no dia 14 de dezembro de 2013, mas poucos dias depois sofreu uma paralização, para ser retomada novamente no dia 03 de janeiro de 2013. Na ocasião o secretário de Obras, José Ribamar Macedo Júnior, afirmou que a interrupção foi motivada pelo recesso de fim de ano.

No entanto os trabalhos não se prolongaram por muito tempo, entendendo-se até o mês de março, quando a construtora pavimentou a rua Padre Madeira, ao lado do Palácio Coelho Rodrigues, sede do poder executivo. Então sofreu uma nova interrupção e as obras não foram mais retomadas nos últimos dois meses.

Os engenheiros da construtora teriam informado a Severinho que paralisariam as obras devido às chuvas que estavam caindo esporadicamente na cidade de Picos. Segundo ele as chuvas inviabilizam obras desse tipo, pois a matéria prima para a produção do asfalto, como a areia e a brita, precisa estar seca para ser utilizada. Citam ainda como desculpa o alto custo da manutenção do maquinário, uma patrulha de asfalto custaria aos cofres da empresa R$ 150 mil, parada ou em funcionamento.

Mas a chuva não seria o único problema, tanto o prefeito Kleber Eulálio como o secretário de Obras falaram publicamente que a empresa estaria sofrendo dificuldades para encontrar a matéria prima para o asfalto, em virtude da grande quantidade de obras realizadas pelo país afora, o que escasseia e, ao mesmo tempo, torna o material mais caro.

Severinho alimenta boas expectativas para a retomada das obras uma vez que o asfalto será produzido na própria cidade de Picos, através de uma usina localizada no bairro Ipueiras. A usina é de propriedade de um empresário picoense do ramo da construção civil e passará a fornecer o asfalto que a empresa necessita.

Comentários