Prefeitos municipais e representantes de secretarias de culturas de 21 municípios do Território do Vale do Guaribas e Aglomerados de Pio IX estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (18/01)no auditório da Prefeitura de Monsenhor Hipólito no Primeiro Seminário Nacional de Cultura promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com a Fundação Cultural do Piauí.
A consultora do Ministério da Cultura e da UNESCO, Cristina do Vale, que acompanha as adesões dos municípios do Piauí em Maranhão ao programa, ministrou o seminário para os gestores municipais. “O Sistema Nacional de Cultura prevê uma gestão pública de forma pactuada, articulada e complementar em todas as esferas de governo, garantindo uma maior democratização do acesso aos serviços e bem culturais com a participação da sociedade civil.” Informou Cristina Vale.
A primeira-dama de Monsenhor Hipólito, Cleydiana Bezerra, falou da felicidade de sediar um evento do Ministério de Cultura com a participação de prefeitos e secretários de municípios de toda região. “Estou muito feliz em Monsenhor Hipólito está recebendo os gestores municipais que vem aqui para ampliar os conhecimentos sobre a implantação das secretarias municipais de cultura. Eu acredito que depois deste evento, eles (prefeitos e secretários) vão sair mais confiantes para aderir ao Sistema Nacional de Cultura.” Disse Cleydiana Bezerra.
O anfitrião do evento, o prefeito de Monsenhor Hipólito, Francisco Anísio de Sousa, o “Timá”, disse que o Seminário é o início das ações para o resgate das manifestações culturais que ao longo das décadas vêm sendo esquecidas. Ele destacou o sucesso do encontro com a participação em massa de prefeitos e secretários municipais da Região de Picos.
Após o Primeiro Seminário Nacional de Cultura, foi servido um jantar com música ao vivo no Centro de Convivência do Idoso.