A expansão das vagas de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) deve chegar a mais de 200% até o final de 2015. A medida, que já vai beneficiar Parnaíba neste ano, deve ampliar as vagas em Teresina e criar o curso no município de Picos.
Atualmente, a UFPI oferece 40 vagas por semestre em Teresina. A partir deste ano, serão mais 40 vagas por semestre em Parnaíba. A previsão é que o campus de Picos conte com 30 vagas por período. O número de cadeiras de Medicina passaria de 80 para 260 por ano.
"Dessa expansão, agora no segundo período nós vamos oferecer o curso de Parnaíba", disse ao Cidadeverde.com o reitor da UFPI, José Arimateia Dantas Lopes. No litoral, a contratação de professores e as obras físicas no campus já estão em andamento.
A expansão do curso de Medicina em Parnaíba deve ser um dos anúncios da visita da presidente Dilma Rousseff (PT) a cidade na próxima sexta-feira (16).
Na capital e no interior, a ampliação ainda não está confirmada para o primeiro ou segundo semestre. "Em Teresina, as obras vão demorar um pouco mais. Em Picos, também estamos dependendo das obras de infraestrutura", explicou Dantas.
O reitor revelou que, além das obras do hospital de Picos, o curso de Medicina depende da própria estrutura da UFPI no campus local, ainda não iniciada e com menos de R$ 1 milhão em caixa para que sua construção seja iniciada. Além disso, as vagas para docentes também não foram liberadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Cidadeverde.com