Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

UMP realiza visita surpresa a delegacia de Picos, constata irregularidades e pede providências

Publicado em 28/03/2014
Por Jailson Dias
84b016f16d8549ab803560d0ffc3.jpg
84b016f16d8549ab803560d0ffc3.jpg
UMP esteve na Delegacia da Mulher/Jailson Dias

Que a situação das delegacias de Picos está muito ruim, é de conhecimento público, mas a União das Mulheres Piauienses – Núcleo de Picos (UMP) realizou uma visita surpresa ao único prédio que comporta todas as delegacias da cidade e constatou de perto que a situação é caótica. A partir de então elaboraram um documento citando todas as irregularidades. Este foi lido na Câmara Municipal e assinado por todos os vereadores.

Segundo a coordenadora da UMP, Maria José Alves do Nascimento, a Nega Mazé, o documento, com todas as assinaturas será encaminhado à presidenta Dilma Rousseff quando de sua visita ao Piauí, prevista para acontecer nesta sexta-feira, 16.

No documento consta que a visita da UMP aconteceu no dia 13 de maio, às 15h30min. Na ocasião elas trataram diretamente com a delegada da Delegacia da Mulher, Tânia Miranda, tomando ciência do funcionamento precário desse órgão que atualmente consta de apenas uma sala, cujo alpendre não possui sequer proteção para as chuvas.

As mulheres que procuram pelos serviços da delegacia têm poucos assentos à disposição e não possuem sequer água para beber, aguardando por várias horas pelo atendimento.

Quanto ao quadro de servidores que prestam serviços exclusivamente para a delegacia da mulher, existem dois agentes, um do sexo masculino e outra do sexo feminino. A delegacia encontra-se sem escrivã e a zeladora, que trabalha há oito anos para a Polícia Civil, encontra-se ameaçada de perder o emprego. Os motivos são desconhecidos.

“Olhando-se de forma geral percebe-se o completo abandono não só na delegacia da mulher, mas em todo sistema de segurança”, consta no documento.

Dentre as propostas apresentadas estão a de que a Prefeitura de Picos garanta a limpeza do local; que a Câmara Municipal interceda junto a Assembleia Legislativa buscando um local específico para o funcionamento da Delegacia da Mulher; que a delegada não tire plantão fora da delegacia para o qual foi lotada; garantir a permanência da zeladora; nomear escrivã e conseguir a capacitação do quadro de servidores.

Comentários