Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Umbandistas realizam I Caminhada dos Terreiros de Picos

Publicado em 25/03/2014
Por Jailson Dias
18c0beda68c3d20a9f4ab642090e.jpg
18c0beda68c3d20a9f4ab642090e.jpg
Passeata pela cidade de Picos /Jailson Dias

Ao final da tarde de ontem, terça-feira, 13, os umbandistas promoveram a I Caminha dos Terreiros Picos. Usando as vestimentas tradicionais utilizadas durante as cerimônias religiosas os participantes se concentraram na rotatória do bairro Bomba e percorreram as avenidas Deputado Sá Urtiga e Getúlio Vargas, encerrando na Praça Félix Pacheco, onde entoaram cânticos e danças características dessa fé.

Segundo a mãe de santo Jandira de Iemanjá, da Tenda Espírita Iemanjá, a caminhada buscava promover a igualdade social entre todas as religiões. Ela lamenta que a Umbanda ainda é vista com preconceito na cidade de Picos, sofrendo muitas difamações. “Nós estamos mostrando o que nós somos, a Umbanda cheia de luz”, declarou.

A dona Jandira explica que dentre as principais formas de preconceito sofridas pelos umbandistas está a taxação de que a sua religião é “macumba”, expressão considerada pejorativa. “É uma religião que precisa ser respeitada como tal, verdadeira, com muito amor, com muita caridade”, comentou.

Representantes de 10 terreiros marcaram presença nessa caminhada. Demonstrando satisfação com o resultado, Jandira acredita que no próximo ano o número de participação seria bem maior.

A coordenadora da Coordenadoria de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual de Picos, Jovanna Cardoso, informou que a Prefeitura apoiou a passeata da mesma forma que tem agido para com as demais religiões existentes na cidade. Ela considera o evento histórico por ser o primeiro. “O que importa é respeitarmos todas as religiões e principalmente a Umbanda que é a precursora de todas as religiões vindas da nossa Mãe África”, declarou.                                                         

                                                                                                                      

Comentários