O primeiro semestre de 2014 tem sido marcado pela promoção de concursos públicos, divulgação de edital, realização de provas e convocação de aprovados, em um volume muito dinâmico. Para o diretor do CC – Curso Cavalcante, Edvarton Cavalcante, isso tem acontecido devido a proximidade das eleições, uma vez que a Lei Eleitoral nº 9504/97 determina que o certamente deve acontecer pelo menos três meses antes do pleito.
Como o estado do Piauí não oferece tantas oportunidades de emprego no setor privado, a busca dos estudantes por uma colocação no setor público se torna bastante acirrada. O professor E dvarton informa que os concursos para bancos são os mais procurados, uma vez que recentemente já foram realizadas provas para a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e logo mais Banco do Nordeste do Brasil. No entanto, ele crê que o concurso para professor da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (SEDUC) será o mais procurado.
“O mais procurado de 2014 aqui na nossa região foi o certame da Seduc-PI, ouso afirmar – o Concurso da Seduc-PI vai ser o mais concorrido da história, aposto em mais de 100 mil inscritos, todavia, me preocupa (assim como muitos) a logística do Nucepe, órgão responsável por tal certame, ele vem de erros recentes em provas com menor dimensão imagine agora com um público destes”, explicou o professor.
Em Picos existem pelo menos três centros de estudos que se destinam a preparar estudantes para os concursos, além do Curso Cavalcante do Edvarton, podem ser verificados ainda o Curso Vencer, do professor Manoel Júnior (in memoriam) e o CMA concursos administrado pelo professor Machado. Todos os mencionados começam a desenvolver uma tradição na aprovação dos picoenses.
O estudante Albertiel Sousa, 21, atribuiu ao “foco” no seu objetivo como o motivo que o levou a ser aprovado no concurso para soldado da Polícia Militar do Piauí. Em entrevista ele informa que às vezes chegava a estudar mais de oito horas por dia. Como faz direito na Faculdade R.SÁ Albertiel conta que levava as apostilas para a universidade e estudava nos intervalos das aulas. Com o sucesso nesse primeiro concurso ele afirma que continuará prestando certamos em outras áreas, especialmente jurídica, quando concluir a graduação.
Ele deixa uma mensagem para os concurseiros que estão bem busca de sua primeira aprovação. “Digo que tenham foco e acreditem fielmente em Deus e em vocês, e que é possível sim, classificar, assim como foi possível para mim. Todos nós passamos por dificuldades, seja ela, familiar, financeira, ou de qualquer outra situação, porém, não perdendo o foco e administrando bem o tempo x conteúdo, a aprovação é certa”.