Sábado, 05 de Outubro de 2024

Prefeito de São Julião pede mais recursos para os municípios do Piauí

Publicado em 03/02/2013
Por Jailson Dias
44a1a2b66fdb369257bed86f3aa7.jpg
44a1a2b66fdb369257bed86f3aa7.jpg
Prefeito José Neci pede mais recursos para os municípios./Marta Soares.

A representação dos prefeitos da região de Picos foi pequena, quando da visita da presidenta Dilma Rousseff ao município de São Julião – PI, realizada na manhã desta sexta-feira (18/01), mas o prefeito da cidade anfitriã, José Neci (PT), após todos os elogios que são de praxe em uma solenidade como essa, não perdeu a oportunidade de lembrar a difícil situação pelo qual passa o Estado e disse o que todos os 223 prefeitos piauienses gostariam de ter dito pessoalmente, pediu mais recursos para as prefeituras.

O Piauí é formado em quase sua totalidade por pequenos municípios que dependem dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que tem oscilado incontrolavelmente na gestão da presidenta Dilma Rousseff impedindo que muitos gestores se programem.

José Neci lembrou, oportunamente, que o Piauí não tem sido contemplado com os recursos que chegam a outros estados nordestinos, como o Pernambuco, Ceará, Bahia e Maranhão. “É bom lembrar que nossos municípios sobrevivem de fundos constitucionais, portanto, senhora presidenta tenha sensibilidade a essa situação, pois tais municípios equivalem a pessoas abaixo da linha da pobreza”, declarou.

Ele pediu que a presidenta e a equipe financeira do governo possam tomar uma medida para resolver a difícil situação pela qual passam os municípios atualmente. José Neci lamentou ainda a grande evasão que ainda ocorre no Piauí, fruto da falta de oportunidade para pessoas que se capacitam cada vez mais.

Na ocasião da vinda da presidente muitos programas assistenciais, orçados em milhões de reais, foram enaltecidos, como o Bolsa Família, Garantia Safra, Bolsa Estiagem, programas que realmente ajudam o homem do campo, mas ainda faltam aquelas oportunidades de trabalho que dignifiquem a situação do piauiense, além do maior reconhecimento da importância dos municípios para o país.

Comentários