Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Ruas centrais de Picos ganharão novo sentido

Publicado em 22/03/2014
Por Jailson Dias
cb119e1c7cece5a4812c9bed128c.jpg
cb119e1c7cece5a4812c9bed128c.jpg
Rua Osvaldo Bilac/Jailson Dias

O Departamento Municipal de Trânsito de Picos (DMT) está modificando o sentido de algumas ruas centrais da cidade. Inicialmente serão afetadas pelas mudanças apenas três ruas: Oswaldo Cruz, que só poderá ser trafegada no sentido rio Guaribas – morro da Mariana; Olavo Bilac, no sentido oposto ao da primeira e Francisco Prota, que fará o sentido rio até a Praça Josino Ferreira.

Todas estas mencionadas só poderão trafegas por motoristas e motociclistas em um único sentido. “Hoje nós temos ali na Oswaldo Cruz um grande tumulto e o engarrafamento é o dia inteiro”, explicou o superintendente do DMT, Nobre Júnior.

Segundo Nobre Júnior, o objetivo dessas mudanças é dar mais celeridade ao trânsito picoense, evitando engarrafamentos, que hoje tornam o fluxo de automóveis no centro comercial lento e caótico. As mudanças no sentido da direção desses logradouros já anunciados acontecerão por terem recebido a pavimentação asfáltica do governo do estado.

Antes do projeto ser executado o superintendente informa que será desenvolvida a sinalização, em especial a vertical, através das placas, e a horizontal, com faixas de pedestres. “Teremos de ter uma sinalização adequada perfeita, então vamos avisar a população para no final do mês essas ruas possam contemplar o trânsito de Picos”, frisou.

Além do próprio prefeito Kleber Eulálio, o superintendente reclama da lentidão na conclusão dessas obras de asfaltamento, que também dependem do andamento das obras da Agespisa, que já chegou a fazer buracos em avenidas recentemente pavimentadas.

Zona Azul

Falado desde o início da administração Kleber o projeto da “Zona Azul” foi aprovado pela Câmara Municipal na sessão ordinária de 10 de maio desse ano, mas ainda encontra-se sem data para implantação. Júnior informa que ainda será realizado um processo licitatório para determinar qual empresa ficará responsável por administrar o trânsito do centro comercial de Picos, no que diz respeito, especialmente, aos estacionamentos públicos.

O projeto já foi anunciado por diversas vezes pela Prefeitura, mas, como já citado nessa matéria, também sofre influência das obras dos outros poderes públicos para ser executada. Em entrevistas anteriores Nobre Júnior informou que não há possibilidade de desenhar a sinalização nas ruas e avenidas se estas vão receber uma nova camada de asfalto.

Comentários
Moura Fé
12/05/2014 17:47:35
O trânsito de Picos só vai mudar quando a tolerância for zero por parte do DMT. O que deixa o trânsito mais lento são os motoristas irresponsáveis que param em fila dupla, estacionam em local proibido, etc. Além das dezenas de vans que param no meio da rua pra pegar mercadorias e passageiros enquanto se forma filas enormes nas avenidas centrais da cidade.