Sábado, 05 de Outubro de 2024

Dilma visita obras de adutora e assina ordens de serviço em São Julião

Publicado em 03/02/2013
Por Jailson Dias
1e5e3bed70447c9f172eeb6e51d9.jpg
1e5e3bed70447c9f172eeb6e51d9.jpg
Dilma Rousseff discursa para a população /Marta Soares

Na manhã desta sexta-feira (18/01) a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, visitou o município de São Julião – PI, localizado a 72 km de Picos, onde está em fase de conclusão a adutora de Piaus, que beneficiará cinco municípios: São Julião, Campo Grande, Vila Nova, Fronteiras e Pio IX. Aproximadamente 25 mil pessoas serão beneficiadas diretamente com a obra construída com recursos do Ministério da Integração Nacional em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

A solenidade aconteceu na estação de tratamento de água da adutora, com capacidade para tratar 25 mil litros por segundo, antes de distribuí-la para o consumo humano.

Para o prefeito do município de São Julião – PI, José Neci (PT), a construção da adutora representa não apenas a possibilidade de solucionar o problema do abastecimento de água de milhares de pessoas, mas também justiça para com os moradores da área que foi desocupada para a construção da barragem.

CONFIRA IMAGENS!

“Hoje temos 92% da obra executada, e com certeza teremos mais. Já temos outra obra licitada, que vem trazer a aparelhagem de um povoado que é posto de saúde, igrejas, praças, tudo que uma cidade deve ter estamos implantando em um povoado de Piaus novo, um povo sofrido que foi mudado de localidade”, explicou. Aproximadamente 70% das famílias deslocada já foram reassentadas, faltando 17 famílias para receberem as moradias.

Inaugurada ainda em 2009 a barragem de Piaus finalmente está recebendo a utilidade para a qual foi projetada, podendo solucionar o problema do abastecimento de água nos cinco municípios citados. “Vila Nova e Campo Grande não tem água na torneira, e agora teremos água com qualidade”, informou o prefeito.

Acompanhando a comitiva da presidenta o governador Wilson Martins (PSB) assinou a ordem de serviço para o início das obras do projeto de irrigação do assentamento de Marrecas Jenipapo, município de São João do Piauí, obra orçada em R$ 50 milhões com a proposta de beneficiar 80 mil pessoas. O governador assinou ainda a ordem de serviço da adutora Padre Lira, que deverá beneficiar 40 mil pessoas, e está orçada em R$ 19 milhões.

O governador Wilson Martins lembrou da década de 1990, quando ainda era deputado e visitou o município de São Julião, oportunidade em que notou a importância estratégica dos dois rios que fluíam muito próximos. Ele comemorou que hoje esses dois rios alimentem a barragem de Piaus de onde sai a água para milhares de famílias.

“Vieram vários governos até que chega Lula, na presidência da República e viabilizou-se através de um instrumento de desenvolvimento o PAC, coordenado pela então ministra Dilma Rousseff, e hoje comtemplamos essa adutora para levar água tratada para cinco cidades”, declarou.

Bastante descontraída e recebendo presentes do público, que não era tão numeroso assim, Dilma Rousseff assinou algumas ordens de serviço antes de fazer uso da palavra. A medida provisória ampliando os valores do garantia safra de 2011/2012 e do auxilio emergencial financeiro de reforço para a ocorrência de desastres naturais. A presidenta autorizou também            que a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) a adquirir 500 mil toneladas de milho em grãos.

Antes de saudar as autoridades, como manda o protocolo, a presidenta saudou inicialmente os construtores civis da adutora de Piaus. A presidenta enfatizou a importância dos programas assistenciais do Governo Federal, como o Bolsa Família, Bolsa Estiagem e Garantia Safra, que segundo disse, não tem deixado ninguém passar fome apesar da seca.

Ela também expressou o seu desejo de ver o Piauí desenvolvido. “Um dos meus sonhos é transformar o Piauí em uma das regiões mais desenvolvidas do país. O Piauí vai atrair investimento de todas as regiões”, declarou. Ao encerrar o evento, a presidenta, no melhor estilo Lula, foi até as pessoas distribuindo abraços e se deixando fotografar com os simpatizantes.

Comentários