Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Diretoria do Consórcio UNIVALE se reúne em Picos para debater destino do lixo

Publicado em 22/03/2014
Por Jailson Dias
f893dff6d3d94fee8f7dddc8e521.jpg
f893dff6d3d94fee8f7dddc8e521.jpg
Reunião do consórcio na prefeitura/Jailson Dias

A diretoria do Consórcio UNIVALE, se reuniu na tarde da quinta-feira, 08, na Prefeitura de Picos para debater o destino dos resíduos sólidos, bem como a captação de recursos na esfera federal para viabilizar esse serviço. Fundado no início desse ano de 2014 o consórcio é formado 28 municípios do Vale do Canindé e Vale do Guaribas, presidido inicialmente pelo prefeito de Oeiras, Lukano Sá (PSB).

Segundo o prefeito Lukano Sá o próximo passo do consórcio será a legitimação através da constituição do CNPJ, o que tornará possível celebrar convênios. Ele cita como instituição cujo convênio ] interessa a todos os gestores a FUNASA, o que garantiria a um “termo de cooperação técnica”.

“Isso é muito salutar porque a FUNASA vai investir dentro do consórcio, o que  vai nos ajudar a resolver alguns problemas no quesito mão de obra especializada, que ela já tem. E isso soma em um trabalho que pensamos em viabilizar”, explicou.

Lukano Sá afirma que existem muitos recursos no governo federal, que, no entanto, para liberação, exige pré-requisitos básicos para os municípios, como estar consorciados. “Hoje, posso dizer que Picos, Oeiras e esses 28 municípios que integram o consórcio estão um passo à frente de muitos municípios da nossa federação”, declarou.

Anfitrião da reunião, o prefeito de Picos, Kleber Eulálio, declarou que a situação de Picos no que diz respeito a administração dos resíduos sólidos, é confortável, comparada às demais unidades administrativas do Estado, uma vez que o município dispõe desde 2013 de um aterro sanitário, medida esta prevista em lei.

Kleber Eulálio frisou que não é possível para todos os pequenos municípios do Piauí construir aterros sanitários, com o consórcio seria possível encontrar soluções conjuntas e buscar recursos.

Comentários