Domingo, 06 de Outubro de 2024

20 anos sem Airton Senna: Fãs homenageiam ídolo do automobilismo

Publicado em 13/03/2014
Por Edson Costa
4ad974559c98522bec4acfc6cfaf.jpg
4ad974559c98522bec4acfc6cfaf.jpg
Airton Senna morreu há exatos 20 anos atrás/Divulgação

 

Há exatos 20 anos, o esporte perdeu um dos maiores ídolos de sua história. Ao escapar da pista na curva Tamburello e se chocar violentamente contra o muro, Ayrton Senna deixou milhões de fãs órfãos ao redor do mundo. A idolatria pelo tricampeão mundial era tanta que, mesmo depois de tanto tempo, várias pessoas fizeram questão de comparecer ao túmulo dele para prestar homenagens.

O esporte ficou mais triste. Ayrton Senna morreu no fatídico 1º de maio de 1994, depois do acidente na sétima volta do GP de Ímola, na Itália. Um dos maiores nomes do esporte, tricampeão mundial de Fórmula 1, herói nacional, o ex-piloto conta até hoje com fãs espalhados pelos quatro cantos do planeta.

Ayrton Senna teve sua carreira abruptamente interrompida na curva Tamburello, no GP de Ímola. O piloto recém-contratado pela Williams tentava tirar o melhor de um carro que nasceu errado no perigoso circuito italiano. Não deu outra. O brasileiro perdeu a direção na sétima volta e se chocou violentamente contra o muro. O trágico acidente marcou mesmo os que não gostavam de Fórmula 1 e parou o Brasil. O mundo do automobilismo questionava a segurança da Fórmula 1. Ayrton Senna não escondia sua aflição e naquele fim de semana da corrida foi visto inúmeras vezes conversando com o médico-chefe da categoria Sid Watkins.

O brasileiro foi campeão mundial em 1988, 1990 e 1991. Ayrton Senna conquistou em 1993 sua segunda vitória no GP do Brasil. A vitória foi considerada até surpreendente para o piloto que largou na terceira colocação. As Williams de Alain Prost e Damon Hill dominaram os treinos classificatórios e eram as favoritas para prova.

Fonte: r7

Comentários