Lando Norris garantiu a pole position para o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 após ser o mais rápido na sessão de classificação realizada neste sábado (12). O piloto britânico superou Kimi Antonelli e Max Verstappen, que completaram as três primeiras posições do grid de largada.
A classificação foi dividida em três fases. No Q3, Norris conseguiu o melhor tempo e assumiu a liderança na parte decisiva da disputa. Antonelli terminou em segundo, enquanto Verstappen ficou com a terceira colocação. A dupla da Mercedes também teve destaque, com George Russell fechando a sessão entre os primeiros colocados.
O brasileiro Gabriel Bortoleto não conseguiu avançar para o Q3. O piloto terminou o Q2 na 12ª posição e partirá dessa colocação na corrida principal. Antes disso, Bortoleto havia apresentado bom desempenho no Q1, chegando a ocupar a nona posição e se destacando entre os pilotos de equipes que não estavam entre as quatro principais forças do grid.
Na primeira parte da classificação, George Russell registrou o melhor tempo. Carlos Sainz, Fernando Alonso, Sergio Pérez, Valtteri Bottas, Oliver Bearman e Lance Stroll foram eliminados e não avançaram para o Q2.
Durante o Q2, Verstappen assumiu a liderança ao marcar 1min32s431. Bortoleto chegou a melhorar sua marca, mas permaneceu na zona de eliminação. Além do brasileiro, Nico Hulkenberg, Esteban Ocon, Pierre Gasly, Yuki Tsunoda e Alex Albon também ficaram fora da fase final.
A programação do GP da Espanha começou na sexta-feira (11) e segue até domingo (13), quando será realizada a corrida. A previsão para o fim de semana aponta tempo quente e seco, com temperaturas que podem chegar aos 31°C no sábado. Não há previsão significativa de chuva para a etapa.
Os ventos devem variar entre fracos e moderados, enquanto as altas temperaturas do ambiente e da pista aparecem como um dos principais fatores a serem observados pelos pilotos durante o fim de semana.