Na manhã desta sexta-feira, dia 25, uma equipe de engenheiros da Construtora CEC esteve no canteiro de obras do novo hospital de Picos, que está sendo construído ao lado da policlínica, no bairro Paraibinha. Segundo o arquiteto Napoleão Lima Júnior - foto abaixo, da Secretaria Estadual de Saúde, a obra iniciada por outra construtora estava paralisada e foi retomada hoje, tendo como prazo de entrega, 18 meses. A Construtora CEC é especializada na construção de hospitais.
Para que a obra tenha o andamento esperado, cerca de 400 homens estarão empregados no pico da construção, inicialmente apenas 20 homens estão trabalhando. Serão 280 leitos de internação, o que significa capacidade acima do dobro da atual oferecida pelo Hospital Regional Justino Luz. Segundo o engenheiro, no planejamento de saúde do Estado, com a conclusão no novo hospital, o Justino Luz passará por ampla reforma, se adequando às normas da Vigilância Sanitária, e se tornará uma maternidade de referência na região.
Sobre a possibilidade do novo hospital atender as demandas do possível curso de Medicina, o engenheiro disse que no projeto está contemplado um espaço para as aulas dos cursos da área de saúde, como Enfermagem, Nutrição e também Medicina. “Teremos os blocos administrativos, mas teremos também um anexo de ensino com biblioteca, sala de aula e com os demais pré-requisitos para os cursos de saúde”, disse.
O prefeito Kleber Eulálio disse que a conclusão do novo hospital é vital para a saúde dos picoenses e dos moradores da região: “nós todos reconhecemos a situação do Justino Luz. Um hospital que era pra ter vida de 20 anos, já ultrapassa 40 e graças a Deus que ele existe, mesmo com seus problemas e suas falhas”, disse. Kleber disse ainda que torce para que a obra tenha o andamento esperado e que não haja paralizações.