Terça-Feira, 13 de Maio de 2025

Uespi de Picos participa de projeto internacional aprovado pela Capes

Publicado em 07/03/2014
Por Marta Soares
f28fcfc8d7563e0d141742cf7851.jpg
f28fcfc8d7563e0d141742cf7851.jpg
/

 

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus de Picos, participa do projeto Populações tradicionais e segurança alimentar no Brasil e em Cabo Verde: formação de uma rede de observatórios de políticas públicas, que foi aprovado pela Capes/AULP (Edital nº 33/2012).

O projeto é resultado da parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e elaborado no âmbito da cooperação financiada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), pela parte brasileira, e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), pela parte cabo-verdiana, que permitiu a criação do Núcleo de Investigação em Desenvolvimento Rural Sustentável (NIDRS).

A partir desta cooperação está sendo prevista a ampliação desta parceria, com a formação de uma rede de cooperação englobando a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e a Uespi. O professor doutor Luciano Figueirêdo, coordena as ações da Uespi no projeto, sendo esta uma das suas atividades de pós-doutoramento que está realizando junto ao PGDR.

O projeto será executado a partir de 2014, e tem como objetivo principal a promoção da cooperação entre universidades brasileiras e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), com o intuito de formar uma rede de Observatórios Socioambientais em SAN e de Políticas de Desenvolvimento no Brasil e em Cabo Verde.

Visa ainda o fortalecimento da implantação do curso de graduação em Ciências Ambientais e Agrárias na Uni-CV, a partir da participação de professores e pós-graduandos da UFRGS, Uespi, UFBA, UFPA e Unilab de modo a garantir neste novo curso, uma perspectiva de interdisciplinaridade e de desenvolvimento sustentável. Também faz parte dos objetivos deste projeto, promover o intercâmbio entre alunos de graduação e de pós-graduação entre os países, assim como, garantir a coorientação de TCC, dissertações e teses por parte de professores das instituições brasileiras envolvidas no projeto.

Gov. PI

Comentários