Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Personalidades receberão a Medalha Coelho Rodrigues

Publicado em 05/03/2014
Por Marta Soares
3d7f253d749494fc228f3c5aa7e6.jpg
3d7f253d749494fc228f3c5aa7e6.jpg
Olívia Rufino e Oscar Neiva/José Maria Barros

 

A Câmara Municipal de Picos entrega na próxima sexta-feira, 25 de abril, a Medalha de Honra ao Mérito Coelho Rodrigues a quatro personalidades que prestaram relevantes serviços à comunidade. A solenidade está prevista para as 19h e ocorrerá no Plenário Pedro Barbosa da Silva.

Serão homenageados os ex-prefeitos de Picos Oscar Neiva Eulálio, Antonio de Barros Araújo e José Nunes de Barros, in memoriam. Este na oportunidade será representado pela família. Também receberá a comenda a professora e poetisa Olívia Rufino da Silva Borges.

A Medalha de Honra ao Mérito Coelho Rodrigues, maior comenda do município de Picos, foi instituída em 1984 através de projeto de lei da então vereadora Olívia da Silva Rufino Borges.

De acordo com a lei, a comenda será concedida àquele que, acima de qualquer suspeita, tenha prestado à Nação, ao Estado e/ou à terra picoense, relevantes serviços sociocultural, humanitário, político, militar e religioso. Bem como, comprovados serviços ao povo, nos campos da tecnologia, ciências, letras e artes, e, ainda por feitos heroicos.

Reza o Art. 2º § 3º, que a comenda será concedida apenas, por aprovação de todos os vereadores componentes do Poder Legislativo Picoense. A medalha será colocada no peito esquerdo do homenageado, suspensa por uma fita de quatro centímetros de largura contendo as cores da Bandeira de Picos.

Homenageados
Olívia da Silva Rufino Borges é membro da Academia de Letras da Região de Picos (Alerp), ocupando a cadeira nº 3, cujo patrono é José Albano de Macedo, Ozildo Albano.

É autora de varias poesias e de sambas-enredo e de hinos á cidade de Ipiranga do Piauí, ao Complexo Escolar de Picos, à Nossa Senhora dos Remédios, à Escola Normal e Oficial de Picos, ao 4º Batalhão Policial Militar. Escritora, já lançou o livro Momentos, que fala de passagens de sua vida, de coisas sentimentais, tudo em rima livre. Está preparando outras publicações.
 
Filho de Joaquim Baldoíno de Barros e Isabel Nunes de Barros, José Nunes de Barros nasceu em Picos no dia 3 de outubro de 1930. Era irmão do ex-governador e ex-senador Helvídio Nunes de Barros, falecido em 2 de novembro de 2000. Foi prefeito de Picos no período de 30 de janeiro de 1973 a 31 de dezembro de 1976. Faleceu em 4 de maio de 2011, aos 80 anos de idade.

Membro da Academia de Letras da Região de Picos (Alerp) desde a sua função, José Nunes de Barros ocupou a cadeira nº 07, que tem como patrono Joaquim Baldoíno de Barros.
 
Filho de Joaquim Antônio de Araújo e Maria Alvina de Araújo, Antonio de Barros Araújo é tabelião público, professor e  advogado. Exerceu o mandato de prefeito de Picos de 1971 a 1973. Foi deputado estadual por cinco mandatos consecutivos. Secretário de Justiça do governo Freitas Neto, atualmente é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí aposentado.

Filho de Urbano Maria Eulálio e Jeruza Martins Neiva Eulálio, Oscar Neiva Eulálio nasceu em Picos no dia 28 de novembro de 1930. É médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia. Foi deputado estadual e prefeito de Picos de 1967 a 1970.

Por José Maria Barros
Estagiário

 

Comentários
miguel
22/04/2014 18:57:55
Quem indica essas medalhas deveria se preocupar e com a cidade que está um lixo, ne com essas babozeiras não, coisa de gente que não tem o que fazer.