Segunda-Feira, 12 de Maio de 2025

Fiéis picoenses prestigiam Semana Santa

Publicado em 03/03/2014
Por Jailson Dias
fbcfb9966e6d4a0d9bfc1cf23175.jpg
fbcfb9966e6d4a0d9bfc1cf23175.jpg
Semana Santa movimenta a cidade/Edson Costa

A Semana Santa continua a ser um dos principais eventos do ano na cidade de Picos, e pela abertura do acontecimento religioso, com a “Procissão de Bom Jesus dos Passos”, realizada no final da tarde de 11 de abril, deu para perceber que mais uma vez a população acompanhará em peso as celebrações marcadas pela penitência.

Na “Procissão de Bom Jesus dos Passos” centenas de fiéis partiram de três paroquias diferentes da cidade de Picos: São José, bairro São José; São Francisco de Assis, bairro Junco e Nossa Senhora do Carmo, bairro Canto da Várzea. O encontro aconteceu, como ocorre há décadas, na Praça Justino Luz, onde se localiza a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, principal templo católico da cidade.

As celebrações da Semana Santa continuaram na manhã do dia 13, com o “Domingo de Ramos”. Nessa ocasião os fiéis receberam as bênçãos na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus e partiram em procissão até a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, onde aconteceu a missa.

O bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz, tem presidido as celebrações, lembrando a importância do tema da Campanha da Fraternidade desse ano, que combate uma das práticas mais tristes da contemporaneidade: “Fraternidade e Tráfico Humano”, bem como o lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.

A Semana Santa segue nos demais dias com as diferentes celebrações que caracterizam toda a ritualística católica, marcada, em especial, pela penitência que essa época do ano pede, destacando-se a “Missa aos Enfermos”, na quarta-feira, 16, Missa Solene do Crisma, Adoração ao Santíssimo Sacramento, Procissão do Fogaréu e Missa do Lava-pés.

A chamada “Sexta-Feira Santa” será caracterizada pela Via Sacra, que narra os últimos momentos da vida de Jesus Cristo antes de sua crucificação. Todas as três principais paróquias da cidade: São José, Junco e a Catedral, realizarão esse momento.

A Semana Santa se encerra com missas nas primeiras horas da manhã na Catedral, bairro Junco e São José, além de missas nos bairros: Pedrinhas, Ipueiras e Morada do Sol. Haverá também uma celebração na cidade de Geminiano. A partir das 17h00 acontece a grande procissão do Senhor Ressuscitado, saindo da Catedral e encerrando com a Santa Missa.

Comentários