Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Confira a Coluna DE OLHO que curcula nessa 28° edição do jornal Folha Atual

Publicado em 03/03/2014
Por Jailson Dias
e1137f6a17c565905fd016ce1a4f.jpg
e1137f6a17c565905fd016ce1a4f.jpg
/

MÉDICOS

O vereador Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PSB), fez duras críticas aos médicos picoenses que atendem nas unidades de saúde da família de Picos. Ele lamentou que os médicos atenderiam apenas ao “número batido” de sete consultas, recusando-se a estender os atendimentos. Renato lamenta ainda que ninguém consiga colocar ordem no trabalho desses profissionais que gozariam de excessiva liberdade no desempenho de suas funções.

LENTIDÃO

As obras do viaduto de Picos se arrastam. Como sempre a burocracia seria o principal motivo para deter essa obra que promete revolucionar o aspecto urbano da cidade. O diretor do Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí (DER), Severo Eulálio Filho, o Severinho, declarou em recente entrevista que a passarela, os postes de iluminação e as tubulações de água tem atrasado o andamento dos trabalhos uma vez que são necessárias autorizações de muitas empresas diferentes.

PESCARIA!

As grandes crateras nas laterais da BR 316 - Av. Deputado Sá Urtiga e Av. Senador Helvídio Nunes de Barros – estão motivando os picoenses a fazerem protestos bem humorados, trata-se das pescarias. Com as últimas chuvas alguns picoenses pegaram cadeiras e improvisaram varas de pescar, simulando a expectativa de pegar um peixão. Não pode faltar o registro fotográfico. As fotos são postadas nas mídias sociais, arrancado muitas risadas e comentários irônicos. Peixe não tem, mas revolta, tem de sobra.

SEM DATA

Após o ex-governador Wilson Martins (PSB) ter adiado a inauguração da Uespi por duas vezes consecutivas e não tendo conseguido realizar o seu intento antes de deixar o Governo do Estado, o prédio agora está sem data oficial para a inauguração. O diretor do Campus, professor e jornalista Evandro Alberto, informou que o reitor Nouga Cardoso ainda não se reuniu com o governo Zé Filho (PMDB). Apenas depois dessa conversa novas diretrizes serão traçadas.

PAULO MÁRCIO  

Quando de sua única visita a cidade de Picos, o médico cardiologista e pré-candidato a deputado federal, Paulo Márcio, falou como político em campanha, tanto no tom de voz como na forma de se dirigir às pessoas que participavam, da inauguração da Policlínica. Os vereadores picoenses até propuseram um título de cidadão picoense para o médico que ainda não deu nenhuma contribuição para a cidade. As eleições se aproximam.

 

CONCURSOS

Os concursos públicos continuam a movimentar a vida dos estudantes picoenses. Mal saiu o resultado do certame para a Polícia Militar, já foi aberto concurso com mais de três mil vagas para Secretaria Estadual de Educação, com prova prevista para acontecer em 1° de junho, além do concurso dos bombeiros, cuja prova se realizou no dia 13 de abril. Muitas oportunidades. Como não existem empregos em demasia no Piauí, a solução é estudar.

POPULARIDADE

Que a gestão do prefeito Kleber Eulálio não vem tendo a melhor das avaliações por parte dos picoenses, isso não é novidade. Mas também há de se ressaltar que o gestor não tem tido sorte em alguns casos, exemplo: os 30 km de asfalto que andam devagar, a obra do viaduto que se arrasta, a Agespisa sempre pronta a fazer mais buracos pela cidade, as laterais da BR - responsabilidade do DNIT - com imensas crateras, ou seja, nem tudo é culpa da gestão atual. Se algumas dessas obras andarem, a imagem do prefeito pode melhorar rapidamente.

CARTÃO POSTAL

Em uma cidade com poucos pontos turísticos onde a população não é dada à preservação, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios se destaca. Católico ou não, é impossível não admirar a grande Matriz, em especial durante festejos religiosos, como a Semana Santa. Nessa oportunidade centenas de pessoas se reúnem aos pés da igreja para participarem das celebrações religiosas.

NEGÓCIOS

O mercado é dinâmico e não perdoa. Uma simples passagem pela Avenida Getúlio Vargas pode dar essa noção ao transeunte. Lojas que fecham e lojas que abrem as portas, fazendo essa avenida, a principal da cidade, estar em constante transformação. Também é grande o número de clínicas médicas que continuam a abrir as portas, sempre com prédios majestosos. Bom para Picos.

OBRAS

Com a proximidade do período eleitoral falta saber como ficarão o andamento das obras do governo do estado, algumas se alongam, outras foram dadas por inauguradas, mas estão incompletas. Vale lembrar que a Justiça Eleitoral é extremamente rígida quando o assunto é inaugurações durante o período eleitoral. Candidatos devem passar longe.

Comentários