O narrador esportivo Luis Roberto, de 65 anos, anunciou que concluiu o tratamento contra um câncer de cabeça e pescoço após passar por 40 sessões, sendo 33 de radioterapia e sete de quimioterapia. A informação foi compartilhada pelo jornalista na quinta-feira, 23 de julho, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais em apoio à campanha Julho Verde, voltada à conscientização sobre a doença.
Na gravação, Luis Roberto revelou que descobriu o câncer durante exames de rotina realizados em abril deste ano e destacou a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura. Em razão do tratamento, ele precisou se afastar das transmissões da Copa do Mundo de 2026.
O jornalista também alertou para os principais sintomas do câncer de cabeça e pescoço, como feridas na boca que não cicatrizam, caroços na região do pescoço, rouquidão persistente, dor de garganta prolongada e dificuldade para engolir. Segundo ele, esses sinais devem ser investigados por um especialista.
Durante a campanha, Luis Roberto ressaltou que cerca de 80% dos casos da doença ainda são diagnosticados em estágio avançado, o que reduz as possibilidades de sucesso no tratamento. Ele também lembrou que os principais fatores de risco incluem o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a infecção pelo HPV.
Ao final da mensagem, o narrador incentivou a população a compartilhar informações sobre a doença e reforçou que a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para aumentar as chances de cura.