Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

DNIT inicia reparos nas laterais, mas reforma definitiva ainda demora

Publicado em 01/03/2014
Por Jailson Dias
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Construtora realiza reparos nas laterais da BR/Jailson Dias

Nos últimos dias a unidade de Picos do Departamento Nacional de Infra Estrutura de Transporte (DNIT) tem recebido muita pressão por conta do péssimo estado de conservação das laterais da BR 316 que cortam a cidade de Picos. O supervisor da unidade, Ruberval Isidro, informou que os reparos foram iniciados, mas a reforma definitiva, que poderá solucionar o problema, ainda precisa passar por um estudo.

O serviço de conservação começou a ser executado na segunda-feira, 14 de abril, mas esse serviço se limitará ao trecho compreendido entre a entrada da Av. Getúlio Vargas até a saída da Av. Severo Eulálio. Os reparos estão sendo realizados pela Construtora Sucesso. As obras deveriam ter iniciados na semana anterior, mas foram adiadas devido às chuvas verificadas nos últimos dias.

Já as duas laterais, do balão da Av. Getúlio Vargas até a Indústria Coelho, que totaliza mais de sete quilômetros, ainda vai ter de esperar. Será realizado um processo de licitação, que poderá se estender por um mês. “Paralelo a isso há a drenagem, uma empresa de Minas Gerais já ganhou a licitação e está vindo para realizar esse serviço, que são vários: bueiro, dreno profundo, sarjeta, meio-fio”, explicou.

Nossa equipe esteve nas proximidades da rotatória que dá acesso a Av. Getúlio Vargas e conversou com alguns dos operários. Nesse trecho o trânsito estava temporariamente interrompido para que pudesse realizar o trabalho que consistia em tapar os buracos com chamado “asfalto frio”. Não havia o despejo de brita ou piche, os próprios automóveis concluem o serviço, pois uma vez que passam por cima desse material terminam por compactá-lo.

A última vez que as laterais da BR 316 foram amplamente reformadas foi no ano de 2006, no final do segundo governo Lula e no segundo ano do primeiro mandato da administração Gil Paraibano. Naquela ocasião a obra ficou por conta do 3° BEC, que dessa vez não realizará o serviço de reforma geral devido a burocracia.

Conservação

Ruberval Isidro explica que a rápida deterioração das laterais da BR 316 em Picos acontecem devido a falta de drenagem. Muitas novas e grandes construções surgiram desde 2006, e a água e o esgoto não tem para onde escoar, terminando por serem jogados no meio da pista, ocasionando, daí, os grandes buracos que se ampliam a cada chuva.

Comentários
rhulio
16/04/2014 13:31:11
Uma tremenda irresponsabilidade deste DNIT, pois aconselho toda pessoa que por ventura for envolvido em acidente por causa destas crateras, a acionar a justiça, e pedir indenização.