As obras de construção do Mercado do Produtor de Picos finalmente começaram, com previsão de termino para outubro de 2013. Quando concluído os comerciantes que hoje trabalham no Mercado Público Municipal deverão ser deslocados para o novo ponto, mais amplo e moderno. Por se tratar de uma mudança, sempre há desconfiança, e os comerciantes se dividem em suas opiniões quanto ao sucesso do empreendimento.
O perfil dos comerciantes do Mercado Público Municipal é o de pessoas que conseguiram sustentar toda a família a partir daquele negócio, alguns já alugam o ponto onde trabalham há mais de 30 anos, tendo recebido o negócio dos seus pais, ou preparando-se para passa-lo aos filhos. Hoje, os principais pontos são de vendas de cereais, como arroz, feijão, dentre outros, contando com inúmeros estabelecimentos que oferecem lanches.
Há 30 anos trabalhando no mesmo ponto Valdemar Francisco Rodrigues disse que a ideia causa um receio inicial, mas ainda assim apoiará a iniciativa. “Na opinião não só minha, mas de todos aqui, vemos isso com muita preocupação, porque tem problemas, de início sabemos que os primeiros anos são difíceis, mas com o tempo se normaliza”, declarou. Apesar disso ele se declara disposto a mudar quando houver a determinação sem impor barreiras.
José Narciso, há oito anos trabalhando em parceria com o pai, se declara animado com essa possibilidade, pois o atual mercado público está “antigo”, com muitos problemas estruturais. “Para mim não causa preocupação, pelo contrário, acho que vai é melhorar, com tudo novo, acho bem melhor”. O comerciante não externa medo com a possibilidade de perda da clientela. Ele acredita que os clientes se manterão fiéis e vão procura-lo mesmo com a mudança.
Outro que se mostra entusiasmado é Wilson Gonçalves Luz, ele acredita que haverá um “choque” inicial, mas acredita que em três meses todos se acostumarão. “Ali já está cercado, já tem um supermercado ali perto”, declarou. Com a construção da ponte Mestre Duarte o comerciante acredita que as pessoas não terão problemas em se deslocar para o Mercado do Produtor.
Mas nem só de vendas de cereais vive o Mercado Público de Picos, em toda sua extensão existem muitas lanchonetes e pequenos restaurantes. A comerciante Aldenora Batista, que junto com o marido possui um restaurante, externa sua preocupação, uma vez que a clientela do estabelecimento é formada principalmente por pessoas de outras cidades.
Uma coisa é unanimidade entre os comerciantes, o Mercado Público precisa de uma reforma urgente. O prefeito Kleber Eulálio (PMDB) esteve no último sábado em companhia do secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Luís Nunes de Barros verificando as condições atuais. Na ocasião observou os problemas, em especial a situação dos banheiros, algo que tem incomodado a todos.
O prefeito Kleber Eulálio já autorizou um reforma emergencial hidrosanitária, mas o secretário de Desenvolvimento Econômico explica que a solução virá apenas com a mudança para o Mercado do Produtor.
Carlos Luís informou que a mudança será realizada por etapas. Antes do mercado, no entanto, ocorrerá primeiramente a mudança do açougue.
A rotina dos comerciantes do Mercado Público Municipal é cheia, a maioria chega ao ponto por volta das 07h00 e lá permanecem até 17h00. Hoje o estabelecimento não oferece boas condições de trabalho uma vez que comporta mais pontos comerciais do que a sua capacidade previa originalmente.