Domingo, 06 de Outubro de 2024

Prefeituras do Piauí fecham as portas em manifesto a dificuldade financeira

Publicado em 25/02/2014
Por Jailson Dias
3877736b48171f634c5bfecc1cc0.jpg
3877736b48171f634c5bfecc1cc0.jpg
Parlamentares ouvem protestos dos prefeitos /portalaaz

A bancada federal de parlamentares do Piauí esteve reunida nesta sexta-feira (11) com gestores municipais na Associação Piauiense de Municípios (APPM), para discutirem reivindicações das prefeituras, principalmente sobre as dificuldades financeiras que estão passando. Gestores do todo o país protestam hoje fechando a porta de suas prefeituras, como forma de chamar a atenção das autoridades.

Os gestores do Piauí pedem juntos o aumento de 2% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), os limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, desoneração da Previdência, a redistribuição dos royalties do petróleo – parada no Supremo Tribunal Federal (STF), socorro ao Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), entre outros.

Segundo Arinaldo Leal (PSB), prefeito de Vila Nova e presidente da APPM, esses pontos foram escolhidos a partir das necessidades dos municípios, que já estão com a ‘corda no pesco’ por conta da falta de recursos federais.

“Nós elegemos cinco pontos para discutir com a bancada hoje. Um deles, e muito importante, é o FPM, que muitos prefeitos estão usando para suprir outras necessidades, também exigidas, do município, e assim acaba ficando sem eles para outros pagamentos. Ate o momento nenhuma prefeitura está devendo salário de professores, mas já estão com a corda no pescoço, e queremos evitar que isso aconteça”, detalhou Arinaldo Leal.

O presidente da Appm enfatizou ainda a questão da maioria dos municípios ainda serem pequenos e não terem autonomia para produzirem seus próprios recursos, e com isso, dependem dos financiamentos federais. “Queremos que hoje a bancada entenda nossos pontos de reivindicação e levem as propostas para o congresso. Os municípios do Piauí estão passando por muitas dificuldades, e é importante que eles vejam isso e mude esse quadro”, disse.

Para os prefeitos presentes do encontro, as manifestações, que são em âmbito nacional, é uma forma de conseguir chamar a atenção das autoridades para a dificuldades que os municípios, tanto do Piauí quanto de outros estados, estão passado.

“Os municípios estão crescendo e os recursos federais continuam os mesmos. É importante levar essas dificuldades para o congresso para que possam salvar os municípios”, declarou o prefeito de Floriano, Gilberto Carvalho Guerra Júnior (PSB).

Parlamentares

Os parlamentares presentes se mostraram a favor das reivindicações dos municípios. Segundo o deputado federal Júlio Cesar (PSD), as reivindicações dos gestores sempre fizeram parte de suas propostas na bancada federal.

“Hoje eu tenho pelo menos três propostas que são a favor dos pedidos destes municípios. Muitas das minhas propostas já foram até aprovadas, onde beneficiam principalmente as menores cidades”, disse.

O deputado Hugo Napoleão (PSD) enfatizou os problemas enfrentados hoje pelos gestores municipais, e concordou que se deve rapidamente procurar soluções para estas cidades. “Os municípios estão passando por grandes problemas. Precisamos adotar uma solução, e a melhor que eu vejo neste momento é o aumento de pelo menos 2% no FPM, porque os gestores não podem mais se utilizarem deste recurso, e deixar outros pagamentos pendentes”, disse.

Fonte: portalaz.com.br

Comentários