Domingo, 06 de Outubro de 2024

Flamengo e Botafogo jogam o futuro nesta quarta-feira à noite

Publicado em 23/02/2014
Por Erivan Costa
635e5e5f42e98e679d8795c7f487.jpg
635e5e5f42e98e679d8795c7f487.jpg
/Divulgação

RIO - O futuro dos cariocas na Copa Libertadores será decidido nesta quarta-feira à noite. Flamengo, em casa contra o León, e Botafogo, na Argentina contra o San Lorenzo, entram em campo pela classificação para as oitavas da final da competição e, em ambos os casos, a vitória é fundamental — se não vencer, o alvinegro dependerá do resultado da outra partida da sua chave.

A dupla classificação de times cariocas às oitavas de final não acontece desde 2008, quando Flamengo e Fluminense avançaram na competição. O rubro-negro foi eliminado nas oitavas de final pelo América-MEX; o tricolor foi até a final contra a LDU, do Equador, e perdeu. E, desde 2002, não há eliminação de mais de uma equipe brasileira ainda na fase de grupos. Na ocasião, o rubro-negro e o Atlético-PR morreram na praia.

A última participação do Flamengo na competição não traz boas lembranças. Há dois anos, o desafio do rubro-negro era maior. Precisava vencer sua partida e torcer por um empate na outra. Fez sua parte, mas não contou com a sorte.

Nesta quarta, a partir das 19h45m, o Flamengo tentará evitar o passado recente relembrando um momento mais glorioso: a conquista da Copa do Brasil do ano passado. Com o Maracanã lotado — não há mais ingressos à venda — e o mesmo espírito daquela final, o time está confiante na simples vitória que garantirá a passagem de fase.

— Esperamos a mesma postura da nossa equipe e a do torcedor também. Será muito importante que repitam aquilo. A equipe já está da mesma forma, nos treinamentos e pela seriedade demonstrada — disse o lateral-esquerdo André Santos.

Na semana mais decisiva do Flamengo no ano — além do jogo da Libertadores, decidirá no domingo o título do Carioca com o Vasco —, a concentração é máxima. Duas partidas que ditarão o futuro do rubro-negro no segundo semestre.

— É uma reta final que vai decidir metade do nosso ano, não temos dúvida disto. É uma semana diferente, na qual vamos decidir o Carioca e a Libertadores — afirmou o lateral-direito e capitão do time, Léo Moura.

Ninguém quer ficar fora deste momento. O técnico Jayme de Almeida terá à disposição praticamente todo o elenco. Os laterais que não jogam desde o empate com o Bolívar, no Maracanã, são presenças garantidas hoje à noite no estádio.

— Só eu e minha família sabemos quanto sofremos por ficar fora do time. Dá até para entender um pouquinho o torcedor que sofre tanto do lado de fora — admitiu o lateral-esquerdo, que garante empenho total nos 90 minutos, mesmo que o ritmo de jogo não seja o ideal. — Quando entrarmos em campo vamos dar o máximo. É difícil ficar se poupando dentro de campo, ainda mais num jogo desses.

Na terça-feira, no Ninho do Urubu, o técnico Jayme de Almeida fechou a maior parte do treino à imprensa e não confirmou o time. A provável mudança deve ser a entrada de Elano no meio-campo. O jogador é outro que retorna, após ter ficado afastado da equipe por lesão muscular.

Qualquer que seja o time, sabe o que vai enfrentar: a retranca mexicana. O León joga pelo empate para ficar com a vaga.

Ficha do jogo

Flamengo: Felipe, Léo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Amaral, Muralha, Elano, Éverton e Paulinho; Alecsandro.

León: Yarbrough, Magallón, Rafa Márquez, Nacho González e Edwin Hernández; Montes, Peiña, Vásquez e Elias; Boselli e Britos.

Juiz: Diego Abal (ARG).

 

Fonte:Extra
 

 

Comentários