Terça-Feira, 22 de Abril de 2025

ARTIGO: Picos - Um novo tempo

Publicado em 31/01/2013
Por Marta Soares
5aec5f25f85f4d34e62247d6bc22.jpg
5aec5f25f85f4d34e62247d6bc22.jpg
/

Arquimedes, matemático grego que viveu entre 287 a.C.–212 a.C., nascido em Siracusa na Sicília, considerado um dos maiores gênios de todos os tempos escreveu a seguinte frase:  "Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo". 

O quanto somos tentados a combinar e expor frente aos problemas sociais do nosso tempo a teoria da alavanca simples de Arquimedes, um gênio da antiguidade. Aqui está a oportunidade de ilustrar o quanto somos seres igualitários e culturais e dominados pelas ideias e sonhos que comungamos.

Ontem como hoje qualquer pessoa que necessite fazer algo precisa de uma alavanca e de um ponto de apoio. Mas ele não fará isso sozinho.  As pessoas carecem uns dos outros. Somos seres gregários, vivemos em sociedade e as coisas que inventamos, seja na escola, no trabalho, ou na rua, podem e devem ser repartidas. O mundo é feito de ideias. A diferença é que o ser de ideias vai em busca de uma ferramenta e com seu instrumento de trabalho transforma o mundo. Mas se essa alavanca for entregue a alguém sem ideias, o seu trabalho se torna monótono, vazio, inexistente, apesar do seu meio social.

Há oito anos essa mesma alavanca foi entregue a um governante que não soube como ou onde apoiá-la e sem apoio, sua administração foi analisada como deplorável;  Como definir e esclarecer o porquê daquele desastrado governo municipal?  Ora, a sociedade hoje sabe de suas próprias necessidades... Não há como habituar-se mais ao dia-a-dia sem afirmação.  Foi por isso que o palácio Coelho Rodrigues recebeu no dia 1º de Janeiro, um novo gerenciador. Essa nova alavanca poderá transformar a nossa cidade. Somos nós a alavanca. O ponto de apoio foi o voto do povo. As mudanças moverão esse nosso mundo! 

As pessoas esperam o que ouvir e eles os dizem... São os novos condutores da nossa cidade. Kleber Eulálio tomou posse no dia 1º de Janeiro, mas começou a trabalhar no dia seguinte ao dia 7 de Outubro.  Ele e o Padre Walmir de Lima buscavam definir as condições e os problemas existentes na cidade de Picos, principalmente os precários atendimentos da saúde, a falência da educação e o trânsito caótico; o abandono de nossas ruas, lixo, mato... O desrespeito ao cidadão!  Novas alavancas para mudar esse quadro alarmante e desordenado na nossa cidade. Todos nós seguimos um rumo traçado de mudanças e com isso conquistamos cada vez mais os pontos de apoio, as ferramentas necessárias idealizadas por homens, mulheres e crianças que acreditam numa resposta para as transformações futuras.

Essa nova Administração está comprometida com a coletividade! Pensando na pessoa humana, pois a Esperança de um Povo vem da Humildade de seus Corações, do anseio popular, mas também e principalmente da comiseração de seus líderes que devem utilizar o princípio de Arquimedes na transformação do mundo!

Sabemos dos graves problemas que afligem a nossa população e nos causa grande indignação. Não acredito que Kleber Eulálio irá desperdiçar uma oportunidade tão boa de ser considerado um dos melhores prefeitos de Picos. Tudo ele tem. Além de sua capacidade de administrar, tem uma equipe excepcionalmente capaz de conduzir e de fazer de Picos, um ótimo lugar para se morar.  Sendo ele suscetível para agir na maneira de ser, de pensar, de conhecer, de relacionar-se e atuar junto à sociedade, como também em cada lar picoense, então temos certeza de sua conformação como prefeito municipal de Picos. Conseguimos isso para a nossa querida Picos no dia 07 de Outubro de 2012 que culminou no dia 1º de Janeiro de 2013.

Douglas Nunes – picoense, escritor, poeta e cineasta. Email: douglasmnunes@hotmail.com.

Comentários